Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

No fundo, importante é ter coragem para viver.

Suportar um grande sofrimento, ir em frente ao encontro de nova vida, não é tarefa fácil. Requer, muita energia, coragem e determinação. Como eu já o salientei muitas vezes. Quer se queira, quer não, o sofrimento faz parte da vida. Ninguém nasce, sem que ele não se manifeste durante a sua estadia aqui na terra. Recordo que muita gente pergunta; que mal fiz eu para sofrer tanto? Porquê, agora? Como posso viver assim? Amiga ou amigo, perguntar, tirar conclusões, é normal, e já é meio caminho para enfrentar o dito sofrimento. Dos meus grandes sofrimentos recordo que a maior ajuda foi a fé em Deus e na nossa senhora de Fátima. A seguir; foi tentar viver com uma alimentação saudável, descansar o máximo nos tempos livres, passear na natureza, longe de barulhos, conversar com pessoas honestas... Tentar dormir o normal ou pelo menos deitado na cama a relaxar músculos. Tudo isto, sem esquecer de acreditar que melhores dias ainda chegariam com o tempo a passar. ""Sem pressa, sem data marcada"" . Graças a Deus que tudo correu pelo lado bom.
!Quando falo em dois grandes sofrimentos. Não é que não tivesse mais! Mas estes foram muito duros. Um foi um grande acidente aos meus 16 anos de idade, na qual médicos queriam amputar-me a perna direita, já que não viam outra solução além dessa. Outro foi aos meus 25 anos de idade, ficar viúvo com uma filha para criar. Sim... Foram duros de suportar, mas como eu digo, ele chega a nós com um propósito. Igualmente estes não saíram desse propósito. Tudo tem a sua razão para acontecer.
Eu tento seguir a fórmula. 90-10. Ou seja: Não podemos controlar 10% de tudo o que nos acontece de mal, mas depois temos 90 % para tornar esse mal em forma de vida positiva ou muito acolhedora. Tudo depende como trabalhamos com ele.
No fundo a dor ensina, faz crescer. Da minha experiência, aprendi que o sofrimento obriga-nos a ser honestos com nós mesmos. Pode ser um estranho processo, cheio de mistérios, mas Deus ao permitir o tal sofrimento é para nosso bem. Com ele eu cresci amadureci e principalmente comecei a olhar a vida num sentido mais aberto aos outros.
Desta feita tu que sofres, não desanimes, ""seja qual for "" a tua dor, virão dias melhores... Muito melhores.
Porque na verdade:
""Não há nada como viver... Seja como for e custe o que custar.""
E.Hoffmann.
Conclusão pessoal:
Sei que tudo passa, igualmente o sofrimento passa. No fundo, importante é ter coragem para viver. Jamais deixar de viver. Porque passar a existir é dor em cima de dor. Recorda que ao superares uma dor, tens uma recompensa. È a lei da vida. È a bendição de Deus.
Vídeo não recomendado a pessoa sensível.

 

 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ninguém tem que morrer ou sofrer sozinho.



 
Nestes dias em que as pessoas vivem apressadas, sempre com muitos problemas esperando soluções, não temos tempo para ouvir o desabafo de um coração alegre, quanto mais ouvir um coração aflito. Se tu conheces alguém enfermo, oferece-te para lhe fazer companhia, ainda que seja só alguns minutos. Fica em silêncio ao seu lado para ouvir o que os ouvidos do corpo não conseguem captar. Sejas uma presença amiga, sincera, que proporciona segurança. E se tu não tens um familiar, ou amigo enfermo, agradeça a Deus por isso e faz uma visita a alguém que precisa de apoio. Recorda há, tantos enfermos solitários precisando de um gesto qualquer de afeto para sentir que viver ainda vale a pena.
Madre Teresa de Calcutá salientou:

Ninguém tem que morrer ou sofrer sozinho. Do mesmo modo, ninguém deve se afligir sozinho ou chorar sozinho, rir ou celebrar sozinho. Nós fomos feitos para viajar de mãos dadas através da jornada da vida. Deve existir alguém pronto para segurar a sua mão hoje. Mas também  há alguém esperando que tu segures a dele.


Eu Saliento:
Tempo existe caro amiga ou amigo: menos TV, menos PC e telemóvel, um pouco menos em frente ou espelho, menos futebol.

Em palavras rápidas:

Deixar o... Eu, eu...primeiro eu e os meus familiares. Não querer dar nas vistas...

 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

… E tudo isto já me ocupa bastante tempo.

 
Houve tempo na vida que entrei em competição com algumas pessoas. Negar seria injusto da minha parte. Mas agora (atualmente), não estou neste mundo para competir com ninguém. Quem quer competir comigo perde seu tempo. No momento vivo em competição comigo mesmo. Tento lutar contra os meus defeitos, compreender as minhas deficiências físicas e mentais. Tento através de uma alimentação equilibrada tirar gordura do meu corpo. Por dois motivos; problema de joelho direito e """dar-lhe razão para mudar de vestuário"""  .Por outro lado assumir e dar uma boa razão a etapas que não consigo mais realizar. Seguir um lema de vida mais ativo com a natureza. Longas caminhadas, parar e olhar sem pressa a sua beleza. Regressar às minhas origens, voltar para sempre a Portugal, cada vez mais se torna uma realidade.   
Para que tenha um positivo voltar devo começar a organizar. Não posso deixar esta parte ao destino já que são 35 anos fora de Portugal. Existe algumas formas de vida em mim adquiridas nos países que me acolheram, que terão que ser moldadas.
  E tudo isto já me ocupa bastante tempo.
No entanto:
"A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que tu fizeste o teu melhor e que tu tirastes o máximo do teu esforço "
 (Howard Cosell

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Não somos vítimas do destino.


Havia uma Quinta em terras do Douro onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros. Todos viviam e trabalhavam na Quinta do senhor Manuel, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso. Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria. Era um jovem agricultor em busca de trabalho.
Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali. O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova. Cuidou da limpeza e, nas suas horas vagas pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores em redor da casa. Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam. Ele sempre trabalhava alegre e cantando. Os outros trabalhadores lhe perguntavam: como è que tu consegues trabalhares feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?
O jovem olhou para os amigos e disse: bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho. Em vez de reclamar, prefiro agradecer por ele, para já quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições.
Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando. Farei com amor aquilo que aceitei fazer. Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: "como pode ele pensar assim?"
O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do dono da Quinta, que passou a observá-lo à distância.

Um dia o Sr. Manuel pensou: Alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo carinho da minha Quinta, ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da Quinta. Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e após tomar um café, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da Quinta. O rapaz aceitou prontamente.
Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:
O que faz algumas pessoas serem bem-sucedidas e outras não?
A resposta do jovem veio logo: "em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino. Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um."

Na verdade amiga ou amigo...
Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca. Mas, o que geralmente ocorre é que em vez de agirmos, encontramos alguém a quem culpar pela nossa infelicidade, esquecidos de que ela só depende de nós mesmos. Ou seja; muitos jogamos a culpa no governo, nos empresários, nos políticos, na sociedade como um todo, esquecidos de que quem elege os governantes são as pessoas; que quem gera empregos são os empresários, e que a sociedade é composta pelos cidadãos. Sendo assim, cada um tem a sua parcela de responsabilidade na formação da situação que nos rodeia. E para ser feliz, basta dar ao seu mundo um colorido especial, como o personagem desta história que, mesmo numa situação aparentemente deprimente para os demais, soube fazer do seu mundo uma realidade bem diferente. E conforme ele mesmo falou: existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca.

 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

E tudo isto com muita determinação...



Hoje sei, que na minha tudo tem um sentido maior. Tudo tem um gosto especial. Por incrível que pareça, consigo dar-me melhor com as intempéries da minha existência. Esta certeza de saber que tudo que acontece só irá fazer bem a mim, me dá uma segurança enorme. Estou aprendendo a ter uma mansidão, que nunca tive, devido à minha ânsia pelo imediato, do quer tudo rápido. Faço as minhas responsabilidades e deveres devagar e sereno, o medo que me acompanha a vários anos vai desaparecendo. Tento, buscar conhecimento e esclarecimento, em grandes referências. Estou aprendendo a ter mais tempo para mim, cuidar mais do meu corpo. Gasto mais tempo, brincando, porque nada é tão ruim, que não possa ser resolvido.
Enfim...tento ultrapassar meus limites, vencer meus medos, lutar contra os meus defeitos, superar dificuldades, correr em busca dos meus objetivos…
E tudo isto com muita determinação...  

 
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ninguém muda Ninguém...


 

São muitas as pessoas que exigem mudança no outro (a). Na forma de pensar, agir, dar, receber e amar... """De um certo modo, mudar a pessoa a nossa imagem """. Mas na verdade, ninguém muda ninguém! Pode-se apenas tentar ajudar a modificar alguns aspetos menos bons."" Aconselhar, ensinar, nada mais ""
Pode ser crua a realidade, mas quem tem que mudar não é o outro ou a outra, mas sim, nós mesmos.
Para teres uma boa visão mais clara, nada mais que esta velha lenda.

Lê e medita!
(Uma jovem casou-se e foi viver com o marido para casa da sogra, de acordo com a sua cultura tinha que viver com ela. Passado algum tempo a jovem começou a ter conflitos com a sua sogra. Quando o relacionamento se tornou insuportável, pensou em livrar-se dela e foi consultar um sábio. Depois de ouvir a jovem (nora) queixar-se do inferno em que vivia o sábio pegou numa mão-cheia de ervas secas e disse-lhe! Mistura estas ervas na comida em pequenas porções todos os dias e assim a tua sogra vai-se envenenando lentamente. Mas deverás tratá-la bem, de forma que ninguém suspeite de ti quando ela morrer. Para isso controla os teus impulsos negativos, tolera o seu carácter, não discutas com ela, escuta-a com paciência e procura ajudá-la a resolver os seus problemas.
A jovem seguiu os conselhos do velho sábio e mudou a sua atitude perante a sua sogra. Começou a preparar cuidadosamente as refeições. Para não levantar suspeitas mostrava-se calma e muito compreensiva, as discussões pouco a pouco terminaram. Entre Sogra e Nora estabeleceu-se um clima positivo, muito acolhedor. A jovem meditou e arrependida voltou a casa do sábio, mas desta vez pediu; """Por favor ajude-me a evitar que o veneno mate a minha sogra"". Ela tornou-se uma boa pessoa, agora gosto muito dela como se fosse a minha mãe. Não quero que morra com o veneno que lhe dei. O sábio sorriu e abanou a cabeça e respondeu! Não te preocupes, as ervas que te dei são vitaminas. Nada de veneno!

Análise profunda: Não podemos mudar ninguém, podemos sim, mudar-nos a nós próprios. O modo como nos relacionamos, com o outro (a) influencia o modo como ele ou ela se relaciona connosco. Talvez em vez de se querer isto ou aquilo, primeiro deve-se dar, já que cada um colhe aquilo que semeia.

"""Já que ninguém muda ninguém, vamos fazer primeiro a nossa parte. """
 
 
 


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mudanças determinam a tua vida...

 

 
Um dia quanto menos espera chega a mudança. Ela acontece sem tu dares conta, Se antecipadamente não começar a caminhar para ela. Se ela chega inesperada deixa algo muito para o lado negativo.""O mais comum é a frustração"" Especialistas nesta matéria acrescentam que ela dá sinais de alerta para que possamos aperceber que se tem que iniciar o tal caminho rumo a ela. Ou seja; Quando algo te incomoda, quando o amor não corresponde aos teus desejos é um sinal. Quando acordas sem motivação para viveres o dia que se apresenta. Estas perante um grande sinal. Quando olhas para o outros e sentes inveja, não te comoves perante o sofrimento alheio, não és solidário, reclamas por tudo e por nada, então tens um enorme sinal, para remares para há mudança. Se não o fizeres a tua vida vai-se tornar um caos. Recorda que a vida é feita de mudanças, mas se elas forem feitas com algum mérito da tua parte, é sem dúvida alguma vitorioso. E e...são as vitorias pessoais que erguem a nossa autoestima. Com uma boa dose de autoestima a vida torna-se mais gratificante. Aliás existem mais momentos de felicidade. Um estudo recente concluiu que grande parte das pessoas perde parte da felicidade porque não fez mudança na devida altura. Uma espécie de perder o autocarro na hora certa. Como já o disse noutras alturas, não acredito no destino, mas sim nas oportunidades, na mudança no momento certo.
Qualquer que seja a razão para uma mudança, uma coisa é certa. Decide e vai em frente. Ficar a espera que a vida decida por ti è errado.
Mais uma vez, saliento: as tuas mudanças determinam a tua vida... Boa, mais ou menos, ou péssima. Recorda que ficar agarrado ao passado, ou no meio da encruzilhada è morrer aos poucos.

Fica com este lindo texto.

Vida

A vida é como jogar uma bola na parede:

Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul.

Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde.

Ser a bola for jogada fraca, ela voltará fraca.

Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.

Por isso, nunca jogue uma “bola na vida” de forma que você não esteja pronto a recebê-la.

A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.

Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nòs lhe oferecemos.

(Albert Einstein)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quando tu entras-te na minha vida ...


 
 
Hei..?-?-2013, (21  anos), passados, após o dia que confiamos o nosso amor, em Deus, na vida com todas as suas contrariedades... cá estamos juntos!  21 anos de casamento é qualquer coisa de especial em duas pessoas que se uniram na graça de Deus, que apesar de se quererem bem, sabiam que à partida existiam dificuldades para serem ultrapassadas. Mas com o nosso amor a reinar por cima de tudo, estamos aqui. Da minha parte digo, obrigado por teres confiado, o teu bem-estar, a tua liberdade... Enfim a tua vida em mim. Reconheço que houve momentos escuros nestes vinte um anos, mas fiz tudo para os controlar e acender sempre uma luz de esperança, sou consciente que o fiz. O resto, talvez foi porque não sei mais, ou porque tenho carácter, atitudes e defeitos, que não consigo controlar, que fazem parte da minha pessoa humana. Por isso cabe-me só dizer; Fiz-te sofrer? Algumas desilusões? Peço perdão! Tudo o que fiz, foi sem intenção de magoar.
Falar algo para o futuro é simples: continuar este ritmo de querer e tentar fazer o melhor na nossa família. Suportar e compreender o estado atual físico e mental. O resto os 21 anos de amor, deixou experiência para estarmos unido, na dor e na tristeza.
Obrigado por seres minha esposa, amiga e mae de duas filhas minhas, ... de seres a mulher que ocupa a parte maior do meu coração e mente. Muito obrigado...
Amo-te muito, que Deus te conserve até à hora da minha morte junto de mim.
 
Um pedido meu: Antes que penses, julgues, critiques ou queiras desistires de mim; PRIMEIRO... Vê escuta, fala, tenta compreender e prova a dar-me uma segunda chance. Leva em conta que o meu amor pode não ser prefeito, mas é verdadeiro...
 
Teu marido, desde ?-?-1992.
                                                                      ( Testemunho verdadeiro de uma pessoa muito minha amiga)

 


     teu marido, desde ?-?-1992.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Reagir com serenidade ...


 
Como se reage a uma critica ?  A um comentário maldoso ?
Qual será a melhor forma de lidar perante isto ?

Toda a pessoa sabe que reagir com serenidade é a forma adequada. Passa-se que nem sempre existe serenidade, para tais atos. Eu mediante tudo isto tento, provo de imediato Iniciar um processo. Uma espécie de autocontrolo de mim mesmo. Inicio com uma análise da situação em causa. Ou seja: olho súbito direto e constante nos olhos da pessoa, já que assim tento saber que tipo de pessoa tem há minha frente. Se fala verdade ou mentira, ou simplesmente desabafa o seu mau humor, ou se demonstra a sua baixa –estima,  ainda se declara o mau exemplo maternal que adquiriu em criança. Acrescento; ""uma das provas da inteligência emocional é a capacidade de compreender o significado das expressões do rosto, sobretudo do olhar"" . Após esta atitude sigo com as minhas formas pessoais. Uma delas é tentar dar a perceber á pessoa que ninguém é prefeito. Que errar é humano. ""A calma é virtude que eu tento seguir"" . Porque eu adoro rir por último. Adoro que seja o tempo a dar resposta. Se for o caso nada me custa pedir desculpa. Mesmo que o outro reconheça que errou e não pede desculpa, para mim basta olhar para ele. Nestes meus 50 anos de idade, nunca deixei de falar a quem me critica ou a toda esta pessoa que faz maus julgamentos a meu respeito. Não tenho inimigos declarados, ou muros erguidos com alguma pessoa. Porque no fundo eu sei aquilo que sou. Não sou prefeito, nem imperfeito, não sou esperto, nem sou burro... Sou apenas um ser humano, que quer viver a vida. Normal ou não normal daqui a 200 anos, ninguém se vai lembrar de mim, nem mesmo estes que interpretam o meu modo de ser, se vão lembrar de mim. Por isso, falem, pensem o que vós apetecer. Para mim um simples mudar de passo, torna-se mais importante de que estar a perder tempo com uma crítica ou com uma mera provocação, a um maldoso comentário! A chamada crítica construtiva, é simples crítica para mim. Não vejo a diferença. ""Crítica é crítica. Gosto mais do exemplo, do ensinar, tolerar e compreender. Sem esquecer o” “Avisar"" com respeito...

 
 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Neste corre-corre do dia-a-dia, sobra tempo para o amor?















Pois é minha gente … marido precisa fazer as tarefas de casa para entender o trabalho que existe no seu lar.… Ele julga-se esperto sabe muito a nível laboral, entende tudo o que envolve computador, programação, dados, etc… conversa muito de futebol, politica...abre muito a boca para falar de sexo no Bar. Compreende tudo e todos, aplica uma enorme simpatia na rua. Apronta-se rápido a resolver os problemas dos outros. Mas, mas... Dentro das quatro paredes (Casa) muito diferente...cego calado, incompreensivo, intolerante, mandante.
Um aviso:
Mulheres, não sejam escravas das tarefas de casa. Hoje è tudo muito prático, qualquer homem, por mais de mínima inteligência consegue aspirar, ir ao supermercado, fazer comer. Basta apenas a mulher usar uns pequenos truques. Porque na verdade nòs homens rendemo-nos aos vossos encantos.  
Uma pergunta.
 
Neste corre-corre do dia-a-dia, sobra tempo para o amor?
 
Tu homem.
Ajuda a tua esposa, companheira ou amante, recorda que mulher estressada è fria na cama e impaciente para os filhos. Sem esquecer que vive menos tempo... perde beleza mais cedo .
 
 
 
 
 
Para todas vòs Mulheres...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Procura da felicidade....

 
 
Filme completo.
Procura da felicidade....
Muito bonito...
 
 
 
 
 
 
Boa noite. Bons sonhos ....