Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sucesso ou família ?



Sucesso ou família ?

Como é normal, no tempo que antecipa o Natal, costumo ficar em silêncio comigo próprio e dar mais tempo á família e aos outros. Como tal este ano, vou continuar este ritual. Este meu silêncio, passa por ir uns dias a Portugal, com propósito de fazer um pouco de companhia a uma pessoa necessitada de afecto familiares. O meu Natal vai ser aqui junto das minhas filhas e neta. Vai ser normal, muito tradicional, sem esquecer o sentido que ele representa. (Amor, paz e partilha). Prendas tudo dentro de um propósito... algo útil e necessitado! Amiga, ou amigo,  faz uma boa preparação para o Natal, aproveita este tempo do advento para reflectires a tua vida, o que fazes para que seja acolhedora para ti e para os outros. Se andas a mal com alguém, tenta desfazer esse mal. Lembra-te que Natal é o nascimento da verdade e do amor ao próximo. Só será verdadeiro...Natal... no nosso coração se estivermos bem com nós próprios e com os outros.
Um pouco de moral.
Se tu és uma pessoa de grande sucesso, que se diz bem sucedida, estás feliz com a vida que levas? Sabes dividir bem o teu tempo entre o trabalho e a família, entre as coisas da Terra e os valores espirituais, então tu és alguém muito bem sucedido.
Todavia, se és daquelas que não trabalha para viver, mas vive sò para o trabalho, chegará um dia em que tu perguntarás a ti mesmo: Valeu a pena? E chegarás à conclusão de que não valeu a pena tanta correria para ganhar dinheiro e não usufruir. Vais ver que o tempo passou e o cansaço tomou conta do teu corpo. Vais perceber que mesmo rodeado de muita gente, tu sentes-te só. Um dia, tu vais recolher-te no quarto e vais ter vontade de abraçar o travesseiro, porque não sobrou ninguém para abraçar.
Vais ver que o bom automóvel já está se tornando um problema, e não um conforto, que o telefone perturba, que a grande casa, requer muito trabalho, que a bela conta bancária não consegue a paz do teu espírito...
Enfim perceberás que o teu património exige de ti, tempo demais e que acabou sendo possuído apenas para uma vida solitária. E, por mais que tentes te livrar de tudo isso, és um escravo, embora invejado por muitos. Vais ver que pessoas com necessidades económicas vivem, contentes, felizes e com vontade de viver… Um dia tu vais ver que a vida passou por ti e não foi vivida em alegria nem em harmonia, paz e amor! Verás que o tempo escoa tão rápido como areia fina por entre teus dedos. Estou certo que quando esse momento chegar, é muito frustrante e triste. Para que isso não aconteça, lembra-te que o sucesso profissional só será produtivo se não formos escravos dele, que além dele existem valores e virtudes que, simplesmente são tudo para uma vida serena e acolhedora, para um adormecer em paz e um acordar prometedor. Por esta razão, não deixes para depois tudo o que tu podes fazer agora. Tão simples como isto: sorri ama, passa tempo com a tua família, brinca com teus filhos, assiste aos seus passatempos, abraça a tua mulher, faz longas caminhadas com ela, vê TV com ela, fica na cama com ela no domingo pela manhã, troca o futebol de vez em quando por uma ida ao cinema com ela, beija a tua velha mãe, diz ao teu pai que o amas, gasta uma porção do teu tempo com os amigos. Sejas simples, conversador, amigo de ajudar e partilhar. Aproveita para reflectires sobre as coisas espirituais, já que tu és um ser imortal, criado para a eternidade… jamais esqueças, que tudo que seja material, vais ter de deixar aqui neste mundo. Será oportuno saber o que queres. Sucesso ou família? Eu escolhi família…



“““A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre qualquer outra vida. “““


Albert Einstein. Uma grande verdade...


Já que se aproxima o Natal (festa da família) desejo que tu adubes tuas relações com as pessoas que amas. Que diga a elas o quanto as amas. Que elas são as coisas mais importantes para ti nesta vida. Oferece presentes simples, úteis e não caros. Aproveita este tempo para dar e ajudar o próximo.



Como presente para todos vós. (Uma história).

Conta a lenda que, à beira da morte Alexandre (O Grande) chamou todos os seus generais e afirmou três últimos desejos:


1º- Que a sua urna seja transportada pelas mãos de médicos.


2º- Que seja espalhado no caminho até ao cemitério os seus tesouros conquistados prata, ouro, pedras preciosas.


3º- Que as suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora da urna, à vista de toda a gente.


Um dos seus generais, admirado com estes desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões. Alexandre explicou.


1º- Quero que os médicos carreguem os meus restos mortais para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte.


2º- Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem.


3º- Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.


Pensa e reflecte esta história neste tempo de Natal.


Feliz Natal para todos!



Estarei de volta, a seguir ao Natal...