Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Que os nossos filhos cresçam no amor e respeito.

       
Por vezes, me perguntam como estão as minhas filhas a nível de educação. Como se portam mediante este agitado modo de vida. Se foi ou é difícil lidar com elas. Perante tudo isto, tento responder com uma certa sensibilidade e respeito, já que existe formas diversas de educar, é tanto que ainda não existe um manuscrito verdadeiro, para esse fim. Todo pai e toda a mãe, tem o seu próprio modo de ensinar, educar. " Estou certo que o faça com amor"". Para tanto criticar ou afirmar algo menos bom. É errado! Importante é que dê frutos. Eu igualmente tenho o meu, sempre com ideias que estou a fazer o melhor para as minhas filhas."" Difícil"" não encontra, apesar de ter muitas divergências com elas. Pessoalmente não encontro complicado, talvez isso se deva ao facto, de encarar o este dever, obrigatório, em primeira fila na minha vida, exclusivo no meu dia a dia. Desde o primeiro dia que a minhas filhas chegaram ao mundo, a minha meta na vida são elas. Já assim foi a minha mãe para mim e para os meus irmãos. Graças a Deus e ao nosso empenho familiar, vamos vivendo dentro de um círculo, mais ou menos bom."" No meu lar ensinei e ensino que é Importante que todos ajudem a girar o círculo "". Problemas, chatices, divergências, aparecem e desaparecem, mas considero, tudo isso normal e produtivo na minha família. Procurar e esperar a formula magica para tudo ir muito bem, sem problemas!!! Não existe. Existe sim, ensinamentos e virtudes, que vão ao encontro deste trabalho educativo. Ou seja; respeito, deveres e obrigações. Eu costumo dizer que quem mora debaixo do mesmo tecto, tem que trabalhar para que tudo vá bem. Deve-se dividir tarefas, planear projectos, estarem todos ao par de cada situação, nos problemas falarem em conjunto, definir qual a melhor saída, enfim um conjunto de coisas que devem ser discutidas e decididas. Fico muito chocado, quando noto que certos pais são escravos, dos seus próprios filhos. Por favor, jamais deixem que isso aconteça. Quando isso acontecer, está em risco todo núcleo familiar. "" Desordem completa""...Na verdade educar, não é tarefa fácil, mas mais complicado se torna quando, pais são, puras crianças, irresponsáveis, viciadas em algo, ou quererem viver como solteiros. Livres e com hobis. Que exemplo são para os filhos? Quem são eles para reclamar, censurar, exigir dos próprios filhos, ""isto, ou aquilo? "" Quando estes não estão bem firmes na vida. Custa-me ouvir certas críticas que certos pais usam contra os filhos. Tais como! Num pensei que serias assim; estou muito desiludido contigo; és a vergonha da família. Nunca vais ser ninguém, nesta vida; sem ti estávamos tão bem; É caso para se dizer! Que pais são estes? Que modelo de educação aplicaram nos seus filhos? Afinal são pais ou pessoas estranhas? Aqui quero ser bem claro, como pai de três filhas (30-19 -15 anos)... Os filhos devem ser educados, com respeito, carinho, dedicação e muita compreensão. A seguir a isto tudo os nossos exemplos como pais, é para mim um grande pilar para se obter bom resultado nesta tarefa obrigatória. Tu que és pai, tu que és mãe, em vez de reclamares, criticares, pensa primeiro, ou aprende, a ver... que pai que mãe, és ou fostes? Os filhos são feitos e criados à nossa imagem semelhança. Custa admitir que falhemos, mas admitir é muito melhor de quer lançar critica a pessoas que tantos amamos e que queremos bem. Te deixo com dois pensamentos:

1- Os filhos tornam-se para os pais segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.

2- Há olhos pequeninos que estão postos em ti e te observam dia e noite… Há pequenas orelhas que captam rapidamente tudo o que tu dizes … Há mãozinhas pequenas ansiosas por fazer aquilo que tu fazes… Ele acredita com devoção em ti, tudo o que dizeres e fizeres…ele sonha ser como tu… Todos os dias tu constituístes um exemplo em tudo o que fizestes, para ele, ou ela que esta a espera de crescer, para ser como tu.

           Na verdade também isto serve para mim e quem sabe para ti?

"" Problema em si, é que filhos podem estar mudados no que se refere a sentimentos e responsabilidades, mas muitos pais deixaram de ser verdadeiros pais. Ser pai é fácil, mas ser um bom pai, não é fácil. Porquê? São certos vícios, o querer fazer vidas como gente solteiras comodismo exagerado, sem esquecer a vaidade...etc., etc. Num certo sentido está-se a fugir do verdadeiro e único dever com pais.
                             Por cima de tudo isto:
Que Deus esteja no meu lar, no teu, no de toda gente. Que os nossos filhos cresçam no seu amor e respeito. Que ele corrija a onde nós pais erramos.