Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

È esta a terra que me vi nascer...


Falar da minha aldeia é falar das minhas origens. Logo a partida ficas a saber mais um pouco de mim. Porque na verdade, confesso e reconheço, que sou muito discreto. Se è defeito, ou não. Sou assim... È a minha personalidade... Então assim: Nasci em Vila de Santo, uma aldeia do Distrito e Concelho de Viseu. Uma Aldeia com bons acessos, situada numa planície, com muita água cercada de floresta.(Pinheiros, Carvalhos,). Com bons acessos, com uma boa rota de transportes rodoviários, para Viseu e Vila Nova de Paiva. . Dentro dela atravessa uma estrada aonde serve de passagem para diversas Aldeias do Concelho de castro Daire. Todos os anos organiza uma feira medieval. Terra de imigrantes, mais nos anos 70 -90 de que nos dias de hoje. Hoje muitos dos seus habitantes trabalham dentro dela ou por fora. Viseu, Vila Nova de Paiva, Lisboa. Existe um grande Lar de Idosos (estando na lista dos maiores lares públicos do Distrito de Viseu. Terra de gente de muita fé, na Igreja Romana, católica. Missa Dominical marca presença quase na totalidade dos habitante. Quase na totalidade os residentes cultivam a chamada Horta além do seu trabalho efetivo. Existem, três cafés, dois deles com Minimercados. Como aldeia não foge a regra, beber e jogar cartas no café é Hobby de muitos seres masculinos residentes. Enquanto isso acontece a mulherada vai soltando a língua para dizer isto ou aquilo. Não é defeito, é sim um hobby também próprio das aldeias.

 Para se chegar então a esta Aldeia, deve-se seguir este itinerário: partindo de Viseu, segue-se pela EN 229, em direção a Sátão; ao fim de 10 km, sai-se da EN 229 e entra-se na EN 323, em direção a Vila Nova de Paiva; Distancia 25 Km.

Visitar:

Associação de Solidariedade Social, As Abelhinhas de Vila Dum Santo (Lar de Idosos)

Avenida Abelhinhas 37, Vila de Um Santo, Vila de Um Santo

3505-238 COTA Côta (Viseu)

A Buraca da Moura , com as suas  sepulturas escavadas na rocha, cuja data continua por determinar, colocando-se as hipóteses de serem anteriores ao Império Romano, da época deste ou da Alta Idade Média
Viveiros de Vale de Cavalos. (Arvores florestais).

O Monte de S. Salvador (Serra do Salvador), para ver a Aldeia por alto.
Porquê. Vila de Um Santo? . Muitos de vós, deve pensar que existe lá um Santo. Muito bem pensado! Existiu até 1987. O Santo era eu. Por razões, pessoais, econômicas, familiares, a partir dessa data deixei esta bela planície verdeada por um imenso verde. Brincadeira...Na verdade não sei  porque: Sei apenas que desde sempre se chamou assim. Também posso afirmar que Santo não existe nela neste momento, a não ser o Santo S. Miguel que è o Padroeiro da Terra, que se venera com uma grande festa, no dia 29 de Setembro de cada ano.
È esta a terra que me vi nascer, aonde eu dei os meus primeiros passos. Vim dela para estas partes. Será justo dizer. Obrigado, Vila de Um Santo.
 
 ( Tema para  http://www.jornalculturaexpressaoportuguesa.com/
( Julho- Agosto2014.)