Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AUTO- ESTIMA, AMOR PRÓPRIO

Me desculpem esta minha expressão, mas me tenho dado conta, que muitas pessoas adultas, procedem como verdadeiras crianças e adolescentes. Vivem dependentes dos outros, tudo o que fazem esperam agradecimento dos outros. Nada fazem por sua própria iniciativa, chegam atè a rejeitar as suas ideias para agradar aos demais. Vivem para consquistar louvores dos outros. Afinal todas estas pessoas por sinal adultas, serà que tem uma auto-estima, amor próprio ? Do meu ponto de vista. Não.

Antes de escrever mais, amigo leitor(a), quero salientar que nada serve os elogios e os aplausos dos outros, se não nos amamos como somos. Igualmente reconheço que uma pessoa que não se ama não está preparada para atrair a pessoa certa no amor, quando atrai alguém, certamente será a pessoa errada e futuramente verá o erro que cometeu. Muitos querem encontrar a sua verdadeira Alma Gêmea, mas como, se não existe o principal dentro dela? Amor próprio!!!. Só o amor próprio è que dura toda a vida e aguenta as contrariedades desta vida. Toda a pessoa que tem uma boa auto-estima, amor próprio não vive dependente da aprovação alheia.

Quando atingimos a idade adulta, certas pessoas que contavamos com elas, jà não estão ao nosso lado. Por assim ser, precisamos de aprender a viver por nossa iniciativa, sem aplausos dos outros, temos de valorizar os proprios êxitos e esforços. Na verdade è triste ver pessoas adultas a não reconhecerem as suas qualidades. Por mais que sejam pequenas, são delas e de mais ninguém. Por um lado esta moderna sociedade condena e crítica toda esta pessoa que gosta de manisfestar e declarar apreço por si mesma.Quando se ouve alguèm a elogiar-se, quase sempre não se acredita, ou se julga esse alguèm como uma pessoa convencida.

Quem costuma ler aquilo que escrevo sabe que acredito no amor e que ele è o que transforma a vida. Sentir amor por nòs pròprios, è o melhor que pode acontecer a qualquer pessoa. Quando isso acontece deixa-se de ser dependente da aprovação dos outros. Certo è : Para se ser feliz, tem de se aprender a viver com os outros. Mas igualmente a nossa felicidade depende da nossa forma de ser. Afinal a nossa pessoa a nossa forma de agir, de pensar è a única companhia de todos os momentos da nossa vida. Temos por obrigação gostar dela.
Abraçar a vida, viver de coração aberto, olhar o Mundo de frente, sem medos, vencer barreiras , aproveitar oportunidades , tem que existir amor próprio; uma boa auto-estima...

__________________________________________________

O AMOR E A VIDA


Nunca em tempos atrás se fa-lou no Amor, como nos tempos correntes. Fala-se na TV, revis-tas, jornais, em conversas en-tre pessoas. O Amor é palavra muito usada e de grande valor. Mas porincrível que pareça, existe um certo numero de se-res humanos que não sabem o que é o Amor, e muito menos amar, tornando-se para eles um iceberg saber que o Amor é tudo o que há nesta vida e, amar, é viver. Certo é, que a maior carência das pessoas, é não se sentirem amadas. O Amor deve começar nas nossas primeiras horas de vida, na infância. Todos preci-samos de muito Amor e carinho e de ser amados, para depois em adultos, igualmente dar Amor e amar os outros. É um facto largamente compro-vado a necessidade que à de rodear uma criança de Amor e carinho para que ela desperte o Amor que em si encerra. Foi com Amor derramado que todos viemos ao mundo. É ele quedá o sabor e calor à vida. Em todos nos, há Amor, mas por vezes, tem de ser despertado. No alto mar da nossa vida, devemos amar, não ficar à espera que nos amem primeiro. A luz gosta de iluminar, igualmente o Amor foi derramado em nós para o derramarmos nos outros. Esta é a razão pela qual é importante saber o que é o Amor e o seu dom. O Amor que está em cada um de nós ao ser trans-mitido aos outros, tem der ser puro como a água que corre pelos rios pelo gosto de fluir, se isso não acontecer, é porque à em nos qualquer obstácu-lo, ou obstáculo a tomar conta do nosso intimo. O Amor torna-se estéril, não se reproduz. Como já citei, na nossa infância deve existir muito Amor e carinho. Mas infelizmente, o bom ambiente familiar em muitos lares esta a ser trocado pelo egoísmo, ódio e inveja. A crescer num ambiente assim, o nosso coração fica fechado ao Amor e veda-nos o bom caminho da vida, cheio de Amor e de tantas coisas maravilhosas. Quando o Amor não existe em nos, pensa-se que são os outros que andam no mundo para nos ama-rem e esquecem-se que para se viver bem, temos de amar os outros e a vida, porque a vidaesta a ser contida no mundo e o mundo foi feito por Amor e para que todos os seres vivos vivam em AMOR.
___________________________________________________

CRITICAR.


Praticar o bem , ajudar e compreender os outros, parte de uma pessoa boa e amiga do pró-ximo. Ao contràrio toda esta pessoa que condena e critica as atitudes dos outros, não è amiga, como não sabe fazer o bem comun aqui na Terra. A crítica não è amiga do próxi-mo, nem o próximo gosta dela. Que ninguèm se convença que com ela pode mudar o modo de pensar e de agir das pes-soas. Pelo contràrio, ela fere o intimo das pessoas, com ela cria-se a tristeza, abandono e desinterrese pela vida. Ela è um grande mal para este mun-do. Em suma: Criticar è desu-mano, è desvalorizar a auto-estima da dignidade humana. As pessoas cada vez mais precisam de incentivos, estão fracas, desanimadas ,cheias de preocupações muitas res-ponsabilidades, necessitam è de conselhos, de animo, de alguèm que lhes transmita es-perança e positividade. Não a critica!!! Na verdade é mais que justo e honesto em vez de se criticar, procurar descobrir e conhecer o íntimo das pessoas, jà que toda a criatura humana tem o seu lado bom. A todas estas pessoas que tem por hàbito criticar. Um aviso meu!!!. Evi-tem acusar e criticar, tudo tem a sua razão de ser nesta vida. Vós que sois prefeitos e inte-ligentes, talvez não tenham conhecimento de uma realida-de existente nesta vida; è que existe enfermos e ignorantes neste Mundo que não sabem que volta para nòs tudo o que fazemos aos outros, de mal, ou de bem. Se criticamos os outros, mais cedo, ou mais tarde seremos igualmente cri-ticados!!! Deve-se sempre ter em mente a atitude do ajudar, do com-preender e do aceitar, nunca jamais criticar. Ter em conta que ser boa pessoa consiste em estimar os outros, para alèm do que eles são, ou me-recem. Muitas pessoas têm certos defeitos, porque nunca foram ensinados, compreendi-dos, ou ainda amados.
___________________________________________________
ACUMULAR RIQUEZAS.


A grande parte das pessoas passam avida a procurar e acumular riquezas. Esta tendência tão forte que nos ilude a nãonotarmos que afinal, tudo isto para nada.Há quem afirme que à falta delas, surge insegurança e medos. Pessoalmente em parte estou de acordo com isso, mas igualmente estou certo que no fundo, procura- se apoios materialistas, porque não temos fé em Deus, não oamamosnãoacreditamosverdadeiramente Nele. O homem moderno prefere acreditar no dinheiro, no sucesso, na formação profissional,nos seus imóveis, de que olhar para Deus e para os seus ensinamentos. Na verdade procura-se apoios materialistas neste mundo e um dia tudo se há-de deixar. A fronteira do além não os quer. Poderemos ter acumulado muitas riquezas , mas no além desta vida não contam nada. Pelo contrário, elas fizeram perda de tempo, não se deu conta dos anos passarem, com elas a ganância e o egoísmo conseguiram abrigo em nós. Amigo leitor (a) são muitas as pessoas idosas que assim o dizem e muitas outras que já morreram que à causa destes falsos Deus , não deram conta da vida passar. Encara esta maldição, não entres para ela, foge dela. Procura apoios e valores, que te façam bem aqui na Terra e para a tua eternidade. Estou convencido que este grande medo que se tem da morte, é à causa deste acumular de riquezas. Se andássemos a vida inteira apoiados em Deus, não teríamos medo da nossa certa partida deste mundo. Em vez de medo teríamos era a alegria. Deus criou o mundo a fim de que o usemos para sua maior glória, é sua vontade que as coisas estejam ao nosso dispor , mas nunca de as querer com ganância, ou acumulá-las só para nós. Acumular riquezas é ir contra a vontade de Deus. Viver com o necessário é uma forma inteligente, uma forma de saber viver e dar conta dos anos passarem, uma forma de uma pessoa de boa fé. Por mais que se pense que não, a maior riqueza é ter paz de espírito e um coração cheio de bondade e partilha. Só esta riqueza é que nos pode dar felicidade aqui na terra e um bom lugar no além desta vida...
Em suma: Jamais alguém, à causa deste acumular de bens materiais, deixe de viver o momento presente, alegre e contente ; Jamais esteja distante das pessoas que ama; Jamais brinque com os sentimentos dos outros; Jamais tenha temor da morte à causa de os ter que deixar; Se assim não for, é dar vida a ganância. Como se sabe a ganância corrompe a dignidade humana,  ela transforma a vida numa só meta a seguir. Nada mais! Com ela deixa-se de saborear cada amanhecer e colher a ternura do anoitecer.