Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

domingo, 3 de outubro de 2010

A VIUVEZ

È próprio de um homem, de uma mulher, fazeram a união( casamento). Dessa união, estão na totalidade conscientes que com boa vontade e forças de ambos, todas as crises que se criarem na sua união, serão resolvidas. Mas a crise da viuvez, sò a um diz respeito, cabendo a sò a um sair dela. Na verdade , não è facil de repente passar de esposa ou de marido, a viuvo (a), com vida independente ao fim de anos a viver ao lado de outra pessoa, em muito casos, fazer papel duplo de pai e mãe. Quando se està dentro da crise, existe confusão, desanimo , ao ponto de se pensar que não  se vai ser capaz, de aguentar. Mas não è bem assim, a pouco a pouco as coisas se vão resolvendo, se começa a sair da crise.
Como se sabe, todas as crises, requer uma certa aprendizagem para sair dela, a viuvez igualmente, tem a sua aprendizagem, dura mas è importante aprende-la, pois parte do principio que se hà-de viver de uma nova forma , diferente da outra . Ter contactos com outras pessoas com situação identica, melhor ainda  com aquelas pessoas que jà a superaram, è uma grande ajuda, vale mais de que tomar antidepressivos. Vencer a crise da viuvez, tem um valor enorme na pessoa em causa, è sentir-se com outra identidade pessoal, ficar com boa auto-imagem, ver-se mais gratificante para si pròpria. Todos na qual foram, ou venham a ser vitimas da viuvez, devem reconhecer que è duro, mas afinal è apenas uma crise, não è uma doença por si directamente incuràvel, como crise, existe novos caminhos que vão ao encontro de novo projecto de vida, aliàs està na pessoa quando a viuvez aparece. No luto da viuvez, a pessoa dos dois que fica è essa que tem o sofrimento, enfrenta o luto, sofre e tem que sobreviver. Voltar a casar, tem que esse casamento assentar na  flexibilidade e criatividade, para alèm do amor, para que assim seja possivèl ir em frente, não haver supressas desagradàveis. Pròprio da viuvez alèm do sofrmento , è ter certas oportunidades em relação à fè, porque como se sabe Jesus Cristo teve palavras de consolação de uma vida nova, com sentido, para todos aqueles que sofrem neste mundo. Ele pròprio proclamou- Felizes os que choram, porque serão consolados. Por cima de todas as possibilidades, sair da crise da viuvez, è ter fè, acreditar que Deus, nunca nos abandona e tem jà reservado para estas pessoas, novos projectos, para uma vida nova...
                                             !!!
Uma sujestão minha, para quem venha ao esteja a viver esta crise: Em fàtima existe encontros, retiros e palestras, para se conversar, ajudar, repartir momentos tristes e amargos com pessoas viùvas(os) . Tudo isto, com  muito acolhimento, muito respeito e lealdade. Para tal basta contactar o Santuàrio.