Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ENSINAR E COMPREENDER OS OUTROS.


Desde de sempre sou contra a crítica e a incompreensão interpessoal . Sou a favor do compreender do encarajamento do ensinar, do corrigir. Estou certo que elogiar è aumentar a auto-estima das pessoas, mas igualmente sou de acordo que as pessoas não aprendem, nem se desenvolvem só com elogios, necessitam de vez em quando, que as corrijam, as ensinem, perante as difilculdades, erros. Mas nunca pela via da crítica. ( Do por em baixo ). Por incrivèl que pareça existem pessoas e bons educadores que se julgam verdadeiros policias, que estão sempre prontos a críticar, a repreender as falhas dos outros. Estas pessoas são para mim próprio, pessoas sem coração, sem sentimentos. Elas não sabem, não tem a minima ideia que neste Mundo, nesta vida existem outras pessoas que por certas razões, não são tanto experientes em certas situações. Por assim ser, têm de ser ajudadas, ensinadas e não difamadas, ou repreendidas. Estas mesmas, perante estas desumanas atitudes, por vezes mergulham na tristeza, no desânimo, no medo de avançar na luta das suas crises e problemas.
Devemos ser todos conscientes que hà imensas pessoas inexperientes e inseguras, que levam mais tempo a conhecer, aprender a distingir certos ensinamentos, certas atitudes. Nunca se deve pensar que qualquer pessoa, seja ela criança, jovem, adulto de meia-idade ou idosa, tem por obrigaçã o de fazer ou aprender prefeitamente ràpido e bem. A ajuda, aos outros o respeitar as suas capacidades, só leva ao caminho da felicidade. Por outro lado, quando críticamos, quando repreendemos duro, quando somos incompreendidos, quando não toleremos, quando não ensinamos, caminhamos directamente a um viver escuro, ter um mau acordar, um dia sem horizontes. Me perdoem por este termo, mas estou a ser sèrio e honesto na forma como encaro estas atitudes. Diz a experiência o seguinte: Sem os outros, não conseguimos viver. Uma grande verdade !
Pessoalmente compreendo, que ensinar, corrigir è bom, mas encorajar ainda è melhor. No entanto as três atitudes juntas se tornam um bem presioso quer para os outros , quer para a pessoa que as pratica. Caro leitor (a), tenta pratica-las e vais ver que o teus dias se tornam, mais leves , mais emocionante. Ajuda os outros de coraçao aberto, cheio de fraternidade, compreensão, a quem necessita de vida , amor e carinho.. Depois como se sabe, è dando vida e amor, que se è feliz.
Como seria bom se perante certas pessoas houvesse esta atitude, esta graça humana, perante os outros. Estes mesmos que são nossos familiares, nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho, ou todos estes que se cruzam por acaso no nosso dia a dia. Estes nossos irmãos que fazem parte da nossa existência. OS OUTROS !!!
Com tudo cabe-me acrescentar, que ensinar, compreender os outros talvez, seja  um grande desafio destes tempos correntes. Mas serà bom  saber, que ; Compreender è o reflexo de criar; Quanto mais obstracta for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor.