Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TOLERAR...


Estou certo que grande parte dos problemas, crises interpessoais que
são originados em situações de intolerância mútua, pois a vida em
sociedade, em família ou em qualquer trabalho, seja este em equipa ou
não, exigem esforço constante de tolerância. Tolerar é desculpar,
admitir e respeitar as ideias contrárias.
Ser tolerante é aceitar, admitir e respeitar os modos de pensar, agir
e sentir das outras pessoas que, quase sempre, diferente dos nossos.
Não é suportar com indiferença, mas é ter respeito e entender o
outro como nós gostar-mos que ele me entendesse. Todavia, para isso
é preciso ter a capacidade de imaginar-se dentro das situações
alheias para entender o que está acontecendo, é conseguir reconhecer
os sentimentos das experiências vividas por outras pessoas.
Ser tolerante não significa deixar que os outros nos façam de bobos,
aceitando tudo e encobrindo todas as falhas, é saber corrigir,
orientar, alertar, mostrar um caminho e a verdade, sem
autoridade. Podemos tomar atitudes que deixam claras nossas posições,
sem ofender, isto tudo sem se agir de forma mascarada ou hipócrita.
Por exemplo, posso ser intolerante com a mentira e a desonestidade,
entretanto não preciso ser cruel com o mentiroso.
Recordo que nas minhas relações, estas que eu trato com uma certa
dose de tolerância, são estas na qual me dão prazer e recompensa.
Por outro lado, todas estas pessoas que nada toleram, são pessoas que
eu desejo a distancia. Desculpem o termo!!!
Mas como eu já declarei muitas vezes, pessoas que não olham, não
escutam, prontas a dizer a sua repentina opinião, não se enquadram
no meu mundo. Igualmente me dou conta, que com o tempo essas
mesmas, ficam isoladas, solitárias. Já agora, se és uma destas
criatura, leva em conta que amor, amizade, o lidar com os demais.
se cultiva , cresce , com o tolerar opiniões , escutar com
atenção .
 
Te desejo uma boa semana, que hoje começou.
Mendes Serafim