Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

domingo, 27 de maio de 2012

MORTE ENVELHECER...


Como homem adulto, para não dizer velho, expressão usada a 50 anos atrás dou conta conta que atualmente esconde-se a morte, aliás somos aterrorizados por ela. Todos procuramos esconder os sinais da velhice, com maquilhagens cosméticas, com intervenções cirurgias, com horas passadas em ginásios. Não se olha a meios para se atingir beleza física, mas unicamente com um fim, esquecer o tema morte,"" morrer” “envelhecer!
Como crente em Deus e católico desde sempre morrer é um assunto que eu exploro e sou ciente que morrer é tão necessário como o nascer. Que seria deste mundo se não existisse a morte. Não posso dizer que não tenha pena de deixar pessoas que eu adoro. Mas medo não! Estou certo que o além, o que poderá existir com a morte, não é tão ruim, como certas religiões o descrevem. Depois para mim ficar velho, viver uma velhice é o resultado de uma vida vivida e não só meramente a corpos doentes, imobilizados, mentes descontroladas. Velhice para mim além de certas doenças que causam sofrimentos é descansar, serenidade, um tempo de deixar fazer aos outros, mais novos o que nós necessitamos, é tempo de recolhimento. A sociedade atual quer enganar o que definição representa a velhice, logo a morte é tema ruim, que mete medo. Por experiência de trabalho, tenho visto situações com respeito a morte e velhice. Desta minha experiência posso dizer que quem aceita estas fases vive melhor. Aceitar a velhice é compreender a morte, aceitar a morte é aceitar a vida e a Deus. Pode custar, mas não aceitando, deixas de viver e passas a existir e a sofrer. Para mim pessoalmente ""Morte ""só a entenda quem neste mundo viver a vida tal e qual como ela se apresenta a si mesmo. Para quem não só procurar respostas, para os acontecimentos, para quem viver o mais possível com a verdade e procurar amar mais de que seja amado. Igualmente compreende que velhice deve ser colheita e não uma fase de dor de escuridão. Uma espécie de inferno antecipado. Em contrapartida, tento, procuro dia a após dia, dar o meu melhor, para um dia sentado esperando toda a ajuda humana, que agradeça e esteja contente por aí ter chegado.
Sei que são muitos as contradições que atravessam no meu percurso, mas chegar a velhice será para mim um orgulho, uma dádiva, uma recompensa de Deus. Como já disse, morte, não me assusta, pelo contrário a medida que os anos passam, mais a exploro. Em resumo, não tenho medo dela, nem do sofrimento para chegar a ela, preocupa-me é aquilo que posso fazer de bom enquanto viver. Nada mais triste de que morrer e não deixar ensinamentos, saudades ou recordações positivas para quem fica. Porque certo é. Na hora da morte, em tempo de velhice, necessites dessas boas obras que fizestes durante a tua vida, para aliviar ou mesmo aceitar e compreender a situação. Disto diz os meus 20 anos como empregado num Lar de idosos.
Em resumo acrescento; hoje o grande tabu já não é sexo, mais sim (MORTE. ENVELHECER) `...
Ver uma criança a chorar porque tem medo de algo é mais de normal, já que desconhece a grande parte da vida, mas ver uma pessoa (??? ) com medo da morte , lamentar a sua velhice é triste e preocupante . Não será vidas mal vividas? Longe da verdade e do amor? Já que viver em verdade e no amor é viver a vida na sua plenitude. Completa, cheia, num bom estado de felicidade... Logo aí, não existe medo, nem lamentações. Somente uma certa pena...