Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

domingo, 6 de maio de 2012

Vícios..


Sempre fui um pouco duro, para quem não consegue controlar vícios. Para ser sincero não chego na totalidade a compreender pessoas querem tanto querem deixar de fumar e não conseguem! Aqui eu pergunto-me. Será que elas querem mesmo deixar de fumar? Ou dizem por dizer? Para mim todos os vícios, ""sem esquecer os meus "" existem porque temos posses para os ter, ou ainda porque estão ao nosso lado. Exemplo claro; estamos com peso a mais é porque temos mesa farta e carteira cheia para ir ao supermercado. Somos viciados no poker, existe dinheiro. Podemos inventar diversas razões, mas para mim, certa é esta.
Aqui na Europa e em todos países ricos chega-se ao ponto de existir um nome moderno para os vícios. "Dependências ". Ou seja, pessoa bêbada, passou a ser pessoa dependente do álcool. É mais moderno... Mas para mim uma pessoa que bebe demais é bêbada. Se é bêbada é porque tem bebidas alcoólicas junto dela. Antigamente havia bêbados que se desculpavam dizendo; (eu tenho tanto vinho na adega, que tanto trabalho tive para o ter, se não o beber vai-se estragar). Mas a grande parte das pessoas hoje não cultivam vinho. Não te parece? Por isso ele não se estraga. Se bebem é porque, gostam, tem posses para ele. Como já referi em cima, não consigo compreender toda esta pessoa que tem este ou aquele vicio e fazem dele uma maldição. Eu estou gordo porque gosto de comer, nada me incomoda estes quilos a mais, esta ""barriga de mulher gravida de 6 meses "". Sei porque os tenho... Como muito e descanso mais. Toda esta mulher que tem a dependência de comprar roupa, é porque tem dinheiro para isso. Aliás a sociedade moderna assim o permite.  
Um analista recentemente, afirmou num dos seus livros; Todos os vícios são da tua autoria, eles estão, vivem contigo, é porque gostas, tens posses para eles. Tudo o resto é música, para outros ouvirem. Por detrás deles existe sempre possibilidades, pessoais ou familiares. Concordo.
Amigo ou amiga, vive a vida, no fundo toda a criatura humana tem vícios, por isso vive com eles. Importante é que seja ciente deles, jamais (nunca) ponhas os outros em graves situações. Se os outros forem vitimas deles, então não tens vícios, mas sim és uma fraca pessoa, mimada, irresponsável, mal criada. Perdes caracter.
Existe esta frase antiga. Ninguém tem vícios se não tiver motivos ou posse para eles. Com tudo isto, talvez, vícios sejam para estes que não se contentam por viver o momento presente. Estes a quem ""abundância ""os incomoda.
Em conclusão quero salientar, mediante a minha experiência em relação a tudo isto; A moral ensina a moderar as paixões, a cultivar as virtudes e a reprimir os vícios. Para tanto vive a tua vida com uma boa dose de moral. Procura leitura e relacionamentos aonde o moral seja pilar principal. Por outro lado, não adianta dizer aos outros que vamos conseguir, Importante é falar em silêncio para o nosso íntimo. Não digas, não prometa aos outros que vais deixar o vício. Deixa que eles o notem. Recorda que o silêncio é a alma do negócio. Outros não foram, nem são responsáveis pelo teu vício... Foste tu e és tu a ter a ultima palavra para dizer. Não quero! Sim, existe dentro de todos nós essa força. Não esqueças somos sempre donos do nosso percurso. O resto...desculpas ou meramente ""vício ""de deitar culpas para os outros... Nada mais.
Nota. Apesar de saber, estar esclarecido, contínuo com a minha convicção em relação a novas teorias atuais. Como esta. (Vício pode ser encarado como um hàbito continuo. Dependência, algo que passa de rotineiro para super necessario.)
Para mim è tudo vício... que quando se quer de verdade se deixa, ou se controla...
Sem vício de escrever mais... Fico por aqui. Boa noite.

Confesso que já tentei superar este meu vício de adorar estas lindas maravilhas da vida. Mas não consigo. Enfim são 37 anos a dar luz ao vício.