Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Reagir com serenidade ...


 
Como se reage a uma critica ?  A um comentário maldoso ?
Qual será a melhor forma de lidar perante isto ?

Toda a pessoa sabe que reagir com serenidade é a forma adequada. Passa-se que nem sempre existe serenidade, para tais atos. Eu mediante tudo isto tento, provo de imediato Iniciar um processo. Uma espécie de autocontrolo de mim mesmo. Inicio com uma análise da situação em causa. Ou seja: olho súbito direto e constante nos olhos da pessoa, já que assim tento saber que tipo de pessoa tem há minha frente. Se fala verdade ou mentira, ou simplesmente desabafa o seu mau humor, ou se demonstra a sua baixa –estima,  ainda se declara o mau exemplo maternal que adquiriu em criança. Acrescento; ""uma das provas da inteligência emocional é a capacidade de compreender o significado das expressões do rosto, sobretudo do olhar"" . Após esta atitude sigo com as minhas formas pessoais. Uma delas é tentar dar a perceber á pessoa que ninguém é prefeito. Que errar é humano. ""A calma é virtude que eu tento seguir"" . Porque eu adoro rir por último. Adoro que seja o tempo a dar resposta. Se for o caso nada me custa pedir desculpa. Mesmo que o outro reconheça que errou e não pede desculpa, para mim basta olhar para ele. Nestes meus 50 anos de idade, nunca deixei de falar a quem me critica ou a toda esta pessoa que faz maus julgamentos a meu respeito. Não tenho inimigos declarados, ou muros erguidos com alguma pessoa. Porque no fundo eu sei aquilo que sou. Não sou prefeito, nem imperfeito, não sou esperto, nem sou burro... Sou apenas um ser humano, que quer viver a vida. Normal ou não normal daqui a 200 anos, ninguém se vai lembrar de mim, nem mesmo estes que interpretam o meu modo de ser, se vão lembrar de mim. Por isso, falem, pensem o que vós apetecer. Para mim um simples mudar de passo, torna-se mais importante de que estar a perder tempo com uma crítica ou com uma mera provocação, a um maldoso comentário! A chamada crítica construtiva, é simples crítica para mim. Não vejo a diferença. ""Crítica é crítica. Gosto mais do exemplo, do ensinar, tolerar e compreender. Sem esquecer o” “Avisar"" com respeito...