Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ninguém muda Ninguém...


 

São muitas as pessoas que exigem mudança no outro (a). Na forma de pensar, agir, dar, receber e amar... """De um certo modo, mudar a pessoa a nossa imagem """. Mas na verdade, ninguém muda ninguém! Pode-se apenas tentar ajudar a modificar alguns aspetos menos bons."" Aconselhar, ensinar, nada mais ""
Pode ser crua a realidade, mas quem tem que mudar não é o outro ou a outra, mas sim, nós mesmos.
Para teres uma boa visão mais clara, nada mais que esta velha lenda.

Lê e medita!
(Uma jovem casou-se e foi viver com o marido para casa da sogra, de acordo com a sua cultura tinha que viver com ela. Passado algum tempo a jovem começou a ter conflitos com a sua sogra. Quando o relacionamento se tornou insuportável, pensou em livrar-se dela e foi consultar um sábio. Depois de ouvir a jovem (nora) queixar-se do inferno em que vivia o sábio pegou numa mão-cheia de ervas secas e disse-lhe! Mistura estas ervas na comida em pequenas porções todos os dias e assim a tua sogra vai-se envenenando lentamente. Mas deverás tratá-la bem, de forma que ninguém suspeite de ti quando ela morrer. Para isso controla os teus impulsos negativos, tolera o seu carácter, não discutas com ela, escuta-a com paciência e procura ajudá-la a resolver os seus problemas.
A jovem seguiu os conselhos do velho sábio e mudou a sua atitude perante a sua sogra. Começou a preparar cuidadosamente as refeições. Para não levantar suspeitas mostrava-se calma e muito compreensiva, as discussões pouco a pouco terminaram. Entre Sogra e Nora estabeleceu-se um clima positivo, muito acolhedor. A jovem meditou e arrependida voltou a casa do sábio, mas desta vez pediu; """Por favor ajude-me a evitar que o veneno mate a minha sogra"". Ela tornou-se uma boa pessoa, agora gosto muito dela como se fosse a minha mãe. Não quero que morra com o veneno que lhe dei. O sábio sorriu e abanou a cabeça e respondeu! Não te preocupes, as ervas que te dei são vitaminas. Nada de veneno!

Análise profunda: Não podemos mudar ninguém, podemos sim, mudar-nos a nós próprios. O modo como nos relacionamos, com o outro (a) influencia o modo como ele ou ela se relaciona connosco. Talvez em vez de se querer isto ou aquilo, primeiro deve-se dar, já que cada um colhe aquilo que semeia.

"""Já que ninguém muda ninguém, vamos fazer primeiro a nossa parte. """