Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

sábado, 29 de setembro de 2012

Basta...seguir outros rumos.


Sem ofensa e com muito respeito, cabe-me como católico e praticante, dizer. Basta, estou farto de ouvir o problema que se arrasta á vários anos na Igreja S. Félix Regula em relação a comunidade portuguesa. É mais que tempo, parámos e seguir outros rumos. Sim, acabar com esta batalha! Em parte somos culpados, devido a nossa falta organização, por outra parte a frieza, a solitude, a falta de fé desta gente (Suíços) nada ajuda no entendimento deste conflito. Vamos acabar com ele de uma forma digna...tal e qual assim... ""Tudo bem, obrigado, seja assim como quereis "". Existe muitos outros caminhos para nós. Um deles é angariar fundos para a construção de um pavilhão para fins católicos. Igualmente formar pessoas para organizar decentemente, reuniões, festas, missas, etc. etc.. Aqui penso que é mais que justo, porque a necessidade obriga. Todos nós sabemos que uma das grandes regras desta terra é organização. É fácil compreender que para se viver bem nesta terra essa parte tem ser aplicada. Depois em casa dos outros, aceitar e respeitar as suas regras, cumprir as ordens, faz boa combinação para todas as partes. A tudo isto eu chamo respeito e amor ao próximo.
Respeitar a nossa fé católica decerto que é oferecer-nos as Igreja para se poder ir testemunhar a nossa fé. Mas igualmente se deve respeitar as normas de quem esta ao serviço desse local de culto. Quer seja dentro ou fora do mesmo.
A seguir vou ser muito direto e sincero: sou contra, o ir a missa para ver pessoas, fazer dela um local de encontro para discutir assuntos pessoais ou familiares. Sou contra ir meias horas mais cedo para estar fora e não entrar para dentro. Não sou a favor destas pessoas que ficam fora da porta (pátio) a discutirem futebol, muito menos namorar, etc., etc.. Sem falar em vender produtos alimentares, ou qualquer tipo de vendas. Admiro pessoas que pedem para necessidades humanas quer seja para elas mesmas ou para alguém da nossa comunidade, mas existe um momento certo para realizar esse ato, Apropriado é juntamente com o peditório da missa...""realiza-lo a saída, no pátio da Igreja, gera confusão e conversas não apropriados para o local em causa.  Para terminar desejando o melhor para a nossa comunidade católica, que o Padre ao nosso serviço continue a favor da ordem e mantenha esta nossa comunidade unida, organizada e crente na doutrina de Jesus Cristo, nosso salvador.
! Se algo que escrevi não estiver enquadrado para alguma pessoa, tenta compreender, apenas fiz o meu dever, estou tentando, ajudar a resolver este conflito. Estes meus 27 anos nesta terra, 22 em Zurique com presença permanente na missa dominical, pai de três filhas, duas batizadas e com a devida catequese feita nesta comunidade, não podiam deixar de expressar a minha opinião.
Sou ciente que com opiniões cria-se um bom ambiente... Por tanto, fiz a minha parte. Da quantidade de tempo existente neste Alpes da Europa posso dizer; estou bem, sempre o estive, nada tenho contra este povo, estou-lhe grato por poder trabalhar e ganhar o pão para eu criar a minha família. Tudo isto se deve ao fato de saber que estou em terra alheia, que devo além do meu esforço físico, respeitar, tolerar e aceitar as leis desta terra. Em parte usos, e tradições de cada povo jamais devem incomodar o vizinho ao lado, quanto mais incomodar pessoas além-fronteiras. Em tudo tem de existir um grande equilíbrio para que se chegue a uma forma de poder viver bem, com nós próprios e com os outros. Só assim é que seremos verdadeiramente católicos e fies aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Artigo pensado e elaborado para o bem da comunidade Portuguesa em Zurique. Vai ser Publicado em Outubro na Edição do jornal Lusitano . www.cld.ch