Não importa a forma como muita gente me julga, pensa ou critica. Apenas assumo a minha verdade de acordo com os valores e princípios que, aprendi na infância, pela minha mãe, parentes e vizinhos. Sem esquecer a minha religião (Católica) e da fé em Deus e no seguimento na doutrina de Jesus Cristo. Sou ciente que desde sempre enfrento preconceitos de ser diferente de muitas pessoas. Mas mesmo assim sigo com a minha forma de ser.Com orgulho e determinação, mesmo pagando o preço de ser diferente, estou convencido que passo credibilidade, obtenho respeito e me realizo como filho de Deus e habitante neste mundo. Podes traduzir este blogue em vários idiomas. Clica na bandeira do País desejado……
...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Se não fores tu abrir o teu coração , para a vida, serà o cardiologista a faze-lo.

Vàrios estudos apontam , que um coração aberto , alèm de saudavèl, fabrica dia a dia a paz interior.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Leandro Tambem eu.wmv



Hoje  alèm de uma supresa de alguèm que jà não tinha contacto à muitos anos, me enviou esta musica e claro igualmente um obrigado de uma ajuda a nivèl  emocional. Agora sou eu que te digo, obrigado pela linda música. Adorei.

Na verdade como a uns anos atràs te dize. Ainda hoje  se passa o mesmo. Ou seja;  Se as coisas s
ã
o feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, por que amamos as coisas e usamos as pessoas ???.Ainda bem que isto te ajudou no teu amor.
 Que o sol ainda nessa Lisboa te desperte para o caminho do bem, do amor e da felicidade.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

          VER VIDEO   -----  CLIQUE AQUI

Existe certos acontecimentos  na vida , que para mim são apenas avisos. Hoje não foi um dia fàcil para mim pela manhã , jà que alguèm , me dize , algo  que eu não mereçia.  Mas como eu  costumo afirmar, acalmar a nossa mente , ser conciente , que quando nos atiram pedras, basta apenas, organizà-las, uma a uma, com paciência , determinação, sem esquecer a humildade,  para que elas possam fazer muros de esperança e de amor.  ( Verdadeiros  castelos ) . Simplesmente quando  os outros nos fèrem, devemos parar e observar, não imaginar, seja o que for, apenas pensar,  que esse alguèm là tem os seus motivos .  Acalmar a nossa mente ferida e esperar por a certa clareza, è o caminho mais certo, mais humano. Por outro lado quem somos nòs para afirmar seja o que for. Principalmente quando a distancia existe ,aonde não existe a possiblidade do cara a cara.

domingo, 26 de setembro de 2010

LEMBRA-TE: É MELHOR VER ALGUÉM QUE TU AMAS FELIZ COM OUTRA PESSOA, DO QUE VÊ-LA INFELIZ AO TEU LADO...
Igualmente na amizade, quando estàs a mais, quando os sentimentos não são correspondidos, quando as tuas declarações, passam ao lado, quando, sentes que existe obrigação da outra parte, quando os porquê não existem. Sai fora, não a (o) forces a terminar contigo, pois a melhor forma de ser respeitado é respeitando. Depois, quem não tem a coragem de acabar , jamais compreenderà uma longa explicação. Termina com educação com um obrigado e deixa essa amizade...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


           VER VIDEO !!!----   CLIQUE AQUI


Não mudes a tua  natureza se alguém te fizer algum mal ,  apenas toma precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros criam-na. Preocupa-te mais com a tua consciência do que com a tua reputação. Porque a tua consciência é o que tu és, a tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam, é problema deles. E a tua conciência vai contigo para a cama.

BOM FIM DE SEMANA. QUE A PAZ ESTEJA JUNTO DE TI...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CLIQUE AQUI

A VOZ DO SILENCIO.         LINDO LINDO...

CLIQUE AQUI                            


Não permitas mal-entendidos no teu relacionamento com as pessoas.
 Se a atitude de uma pessoa te desagrada, conversa com ela a respeito.
 Sejas firme ao falar com as pessoas, mas nunca uses um tom agressivo.
 Saibas que algumas pessoas se sentirão magoadas com tua conversa franca.
 Falas com as pessoas sempre separadamente, em local apropriado.
 Escolhe o melhor horário para teres conversas certas.

Antes de dizer, SIM ou Não, sejas intelegente. Olha a pessoa humana a tua frente!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para bem do nosso equilibrio todos devemos ter a capacidade de sonhar.
Sonhar pode ser muito positivo, se isso nos permitir projectar a nossa vida de sonho pela qual desejamos lutar.
Podemos sonhar com uma vida diferente, uma vida de sonho que reflecte aquilo que queremos vir a ser.
Vida de sonho, não são os sonhos com castelos, príncipes e princesas, nem tão pouco são os sonhos de riqueza ou de beleza. Vida de sonho é simplesmente a vida com que ambicionamos, é aquilo que  queremos atingir por mais impossível que nos possa parecer. É bom quando vivemos intensamente a caminho da nossa vida de sonho em vez de viver apenas do sonho.
Importante não é simplesmente o sonho, mas sim a sua capacidade para nos motivar de forma a lutarmos por atingir esse sonho.

Lissie - In Sleep (live)

sábado, 18 de setembro de 2010

Que tenhas de tudo um pouco.



Sensibilidade: para não ficares indiferente perante as belezas da vida
Coragem: para colocares a timidez de lado e poderes realizar o que tens vontade
Solidariedade: para não ficares neutro diante do sofrimento da humanidade
Bondade: para não desviares os olhos de quem te pede ajuda
Tranquilidade: para quando chegares ao fim do dia, poderes deitar e dormir o sono dos anjos
Alegria: para a poderes distribuir, colocando um sorriso no rosto de alguém
Humildade: para reconheceres aquilo que não és
Amor próprio: para compreenderes as tuas qualidades e gostares do que vês por dentro
Fé: para te guiares, te sustentares e te manteres de pé
Sinceridade: para seres verdadeiro, gostares de ti mesmo e viveres melhor
Felicidade: para descobri-la dentro de ti e doa-la a quem precisar
Amizade: para descobrires que, quem tem um amigo, tem um tesouro
Esperança: para te fazer acreditar na vida e te sentires uma eterna criança
Sabedoria: para entenderes que só o Bem é que deve existir, e que o resto é ilusão
Desejos: para alimentares o teu corpo, dando prazer ao teu espírito
Sonhos: para poderes, todos os dias, alimentar a tua alma
Amor: para teres alguém para amar e te sentires amado. Para desejares tocar uma estrela, sorrir pra lua. Para sentires que a vida é bela, andando pela rua. Para descobrires que existe um sol dentro de ti. Para te sentires feliz a cada amanhecer e saber que o Amor é a razão maior... para viver. E se não tiveres um amor, para que nunca deixes morrer em ti, a procura e o desejo de o encontrares.
                      
Uma bela historia.

As Pérolas são produto de dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.Como resultado: forma-se uma linda Pérola.Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.Quem é que nunca se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?Quem é que nunca foi acusado de ter dito coisas que não disse? Quem é que já viu as suas ideias e atitudes serem rejeitadas ou mal interpretadas ?Nestas situações devíamos conseguir produzir a nossa própria pérola: injectar aquela força positiva chamada auto-estima, formar a tal capa protectora das nossas mágoas, rejeições sofridas, tristezas e frustrações sentidas e não deixarmos que estes aspectos negativos, que fazem parte da vida, se tornem feridas difíceis de cicatrizar.

Um dia a lágrima disse ao sorriso: invejo-te porque vives sempre feliz. O sorriso respondeu: enganas-te, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

X-Perience - Dream Of Love ♥


O que difere a amizade do amor?

Pergunta simples, mas de difícil resposta. Não pela resposta em si, mas sim porque tudo que envolve sentimentos se torna sempre difícil de expressar em palavras, em argumentos lógicos e coerentes.
O que tu preferes? Uma grande amizade ou um grande amor? Muitas pessoas dirão que preferem uma grande amizade, pois esta dura a vida toda. Pois bem, eu prefiro um grande amor, pois se eu creio que uma amizade é por toda vida, eu também creio que um grande amor é por toda eternidade.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ace of Base-Beautiful Life


                             


Para meditar.

Quando a nossa vida começa,  apenas temos uma mala muito pequenina,a medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que vamos recolhendo pelo caminho, coisas que nós pensamos que são importantes. A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais. Então podemos escolher, ficar sentados à beira do caminho, e esperar que alguém nos ajude  (o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão a sua própria bagagem...)  Ou podemos ficar a vida inteira à espera, até que os nossos dias acabem.  Ou podemos aliviar o peso e esvaziar a mala. Mas, o que tirar? O melhor é começar por tirar tudo cá para fora, vejamos agora o que temos lá dentro. Amor, Amizade,maravilha. Tem bastante e é curioso que não pesa nada. Tem também algo pesado, devemos fazer força para tirar,era a Raiva e o Rancor e como eles pesam!  Quando começamos a tirar, eis que aparecem a incompreensão, o medo, o pessimismo, nesse momento, o desânimo quase nos puxa para dentro da mala. É urgente puxa-lo para fora com toda a força, e no fundo aparece um sorriso, sufocado no fundo da nossa bagagem. Salta cá para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a felicidade. Então colocamos as mãos, de novo, dentro da mala e tiramos para fora a tristeza. Agora, vamos ter que procurar a paciência dentro da mala, pois vamos precisar de bastante. Procuramos então o resto, a força, a esperança, a coragem, o entusiasmo, o equilíbrio, a responsabilidade, a tolerância e o bom e velho humor.  Convém tirar a preocupação também, e deixa-la de lado, depois pensamos o que fazer com ela,
bem, a nossa bagagem está pronta para ser arrumada novamente.  Mas, temos que pensar bem no que vamos colocar lá dentro de novo, certo?  Agora é ti.  E não te esqueças de fazer isto mais vezes, porque o caminho é longo,muito longo.
Lembra-te disto sempre...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

IMPORTANTE.


Nunca esqueças.Toda a noite, tem um dia. Todo o tema, uma poesia. Toda a ida, uma volta. Toda a partida, um regresso.Todo o limite um além.Todo o erro, uma chance. E quando pensares que tudo terminou,existe um recomeço. Não importa porque parou.O que importa é recomeçar e renovar a esperança na vida!!

Pretty Woman - chris de burgh

Linda . linda.

PARAR E REFLECTIR

Como se sabe, o viver de todos nós, esta sobre uma certa agitação. O tempo parece que não chega para nada, em tudo parece não haver paciência, já nada se faz com calma. Este viver, produz em nós uma certa instabilidade que nos faz perder energias, coragem, para se ir em frente quando as crises e os problemas nos aparecem. Afinal de contas, corre-se tanto que quando as avalanchas destroem o nosso jardim, depois sentimo-nos sem forças para de novo o cultivar. Na verdade somos em grande parte comandados de fora para dentro, a nossa autodeterminação, a nossa intimidade, está em perigo. Tornase importante parar e reflectir a própria vida, de onde nasce a causa deste interior agitado. Muitos de nós mediante esta agitação, não conseguimos disfarçar o rosto já que ele mostra e denuncia um bom descontentamento. As bocas riem, mas os seus rostos não são sorridentes. Por um lado, existe uma enorme montanha de passatempos que o seu fim é para entreter as pessoas, fazendo-as esquecer conflitos e dificuldades , mas o resultado é muito baixo, por vezes ainda se acaba por se ficar mais sufocado e desesperado. Será importante e necessário parar e dar um pouco de repouso ao próprio coração. Procurar valores que ultrapassem as fronteiras do além desta vida. Por vezes vive-se em constante agitação, porque não se valoriza o mais importante, o que o nosso coração necessita. Parar e reflectir é sem duvida bom para cada um de nós. O que importa na vida
é saber levantarmo-nos, não desistir mediante os problemas. Por isso, esta agitação, por mais grande que seja, por mais que estrague o nosso jardim, há sempre um modo de nos livrar-mos dela. Estou pessoalmente convencido, que basta apenas uma paragem e uma boa reflexão. Vamos cultivar e pôr no nosso jardim valores, honestos e dignos da vida humana, na qual o seu bem nos alcance aqui naterra, como para a nossa eternidade. Por último acrescento, que no mar da vida humana, na tua vida , na minha vida, há certas alturas
que as ondas são muito fortes, mas nunca desistas de remar, nunca te deixes afundar, porque quando elas passam, tudo se ilumina, tudo se transforma...

AUTO- ESTIMA, AMOR PRÓPRIO

Me desculpem esta minha expressão, mas me tenho dado conta, que muitas pessoas adultas, procedem como verdadeiras crianças e adolescentes. Vivem dependentes dos outros, tudo o que fazem esperam agradecimento dos outros. Nada fazem por sua própria iniciativa, chegam atè a rejeitar as suas ideias para agradar aos demais. Vivem para consquistar louvores dos outros. Afinal todas estas pessoas por sinal adultas, serà que tem uma auto-estima, amor próprio ? Do meu ponto de vista. Não.

Antes de escrever mais, amigo leitor(a), quero salientar que nada serve os elogios e os aplausos dos outros, se não nos amamos como somos. Igualmente reconheço que uma pessoa que não se ama não está preparada para atrair a pessoa certa no amor, quando atrai alguém, certamente será a pessoa errada e futuramente verá o erro que cometeu. Muitos querem encontrar a sua verdadeira Alma Gêmea, mas como, se não existe o principal dentro dela? Amor próprio!!!. Só o amor próprio è que dura toda a vida e aguenta as contrariedades desta vida. Toda a pessoa que tem uma boa auto-estima, amor próprio não vive dependente da aprovação alheia.

Quando atingimos a idade adulta, certas pessoas que contavamos com elas, jà não estão ao nosso lado. Por assim ser, precisamos de aprender a viver por nossa iniciativa, sem aplausos dos outros, temos de valorizar os proprios êxitos e esforços. Na verdade è triste ver pessoas adultas a não reconhecerem as suas qualidades. Por mais que sejam pequenas, são delas e de mais ninguém. Por um lado esta moderna sociedade condena e crítica toda esta pessoa que gosta de manisfestar e declarar apreço por si mesma.Quando se ouve alguèm a elogiar-se, quase sempre não se acredita, ou se julga esse alguèm como uma pessoa convencida.

Quem costuma ler aquilo que escrevo sabe que acredito no amor e que ele è o que transforma a vida. Sentir amor por nòs pròprios, è o melhor que pode acontecer a qualquer pessoa. Quando isso acontece deixa-se de ser dependente da aprovação dos outros. Certo è : Para se ser feliz, tem de se aprender a viver com os outros. Mas igualmente a nossa felicidade depende da nossa forma de ser. Afinal a nossa pessoa a nossa forma de agir, de pensar è a única companhia de todos os momentos da nossa vida. Temos por obrigação gostar dela.
Abraçar a vida, viver de coração aberto, olhar o Mundo de frente, sem medos, vencer barreiras , aproveitar oportunidades , tem que existir amor próprio; uma boa auto-estima...

__________________________________________________

O AMOR E A VIDA


Nunca em tempos atrás se fa-lou no Amor, como nos tempos correntes. Fala-se na TV, revis-tas, jornais, em conversas en-tre pessoas. O Amor é palavra muito usada e de grande valor. Mas porincrível que pareça, existe um certo numero de se-res humanos que não sabem o que é o Amor, e muito menos amar, tornando-se para eles um iceberg saber que o Amor é tudo o que há nesta vida e, amar, é viver. Certo é, que a maior carência das pessoas, é não se sentirem amadas. O Amor deve começar nas nossas primeiras horas de vida, na infância. Todos preci-samos de muito Amor e carinho e de ser amados, para depois em adultos, igualmente dar Amor e amar os outros. É um facto largamente compro-vado a necessidade que à de rodear uma criança de Amor e carinho para que ela desperte o Amor que em si encerra. Foi com Amor derramado que todos viemos ao mundo. É ele quedá o sabor e calor à vida. Em todos nos, há Amor, mas por vezes, tem de ser despertado. No alto mar da nossa vida, devemos amar, não ficar à espera que nos amem primeiro. A luz gosta de iluminar, igualmente o Amor foi derramado em nós para o derramarmos nos outros. Esta é a razão pela qual é importante saber o que é o Amor e o seu dom. O Amor que está em cada um de nós ao ser trans-mitido aos outros, tem der ser puro como a água que corre pelos rios pelo gosto de fluir, se isso não acontecer, é porque à em nos qualquer obstácu-lo, ou obstáculo a tomar conta do nosso intimo. O Amor torna-se estéril, não se reproduz. Como já citei, na nossa infância deve existir muito Amor e carinho. Mas infelizmente, o bom ambiente familiar em muitos lares esta a ser trocado pelo egoísmo, ódio e inveja. A crescer num ambiente assim, o nosso coração fica fechado ao Amor e veda-nos o bom caminho da vida, cheio de Amor e de tantas coisas maravilhosas. Quando o Amor não existe em nos, pensa-se que são os outros que andam no mundo para nos ama-rem e esquecem-se que para se viver bem, temos de amar os outros e a vida, porque a vidaesta a ser contida no mundo e o mundo foi feito por Amor e para que todos os seres vivos vivam em AMOR.
___________________________________________________

CRITICAR.


Praticar o bem , ajudar e compreender os outros, parte de uma pessoa boa e amiga do pró-ximo. Ao contràrio toda esta pessoa que condena e critica as atitudes dos outros, não è amiga, como não sabe fazer o bem comun aqui na Terra. A crítica não è amiga do próxi-mo, nem o próximo gosta dela. Que ninguèm se convença que com ela pode mudar o modo de pensar e de agir das pes-soas. Pelo contràrio, ela fere o intimo das pessoas, com ela cria-se a tristeza, abandono e desinterrese pela vida. Ela è um grande mal para este mun-do. Em suma: Criticar è desu-mano, è desvalorizar a auto-estima da dignidade humana. As pessoas cada vez mais precisam de incentivos, estão fracas, desanimadas ,cheias de preocupações muitas res-ponsabilidades, necessitam è de conselhos, de animo, de alguèm que lhes transmita es-perança e positividade. Não a critica!!! Na verdade é mais que justo e honesto em vez de se criticar, procurar descobrir e conhecer o íntimo das pessoas, jà que toda a criatura humana tem o seu lado bom. A todas estas pessoas que tem por hàbito criticar. Um aviso meu!!!. Evi-tem acusar e criticar, tudo tem a sua razão de ser nesta vida. Vós que sois prefeitos e inte-ligentes, talvez não tenham conhecimento de uma realida-de existente nesta vida; è que existe enfermos e ignorantes neste Mundo que não sabem que volta para nòs tudo o que fazemos aos outros, de mal, ou de bem. Se criticamos os outros, mais cedo, ou mais tarde seremos igualmente cri-ticados!!! Deve-se sempre ter em mente a atitude do ajudar, do com-preender e do aceitar, nunca jamais criticar. Ter em conta que ser boa pessoa consiste em estimar os outros, para alèm do que eles são, ou me-recem. Muitas pessoas têm certos defeitos, porque nunca foram ensinados, compreendi-dos, ou ainda amados.
___________________________________________________
ACUMULAR RIQUEZAS.


A grande parte das pessoas passam avida a procurar e acumular riquezas. Esta tendência tão forte que nos ilude a nãonotarmos que afinal, tudo isto para nada.Há quem afirme que à falta delas, surge insegurança e medos. Pessoalmente em parte estou de acordo com isso, mas igualmente estou certo que no fundo, procura- se apoios materialistas, porque não temos fé em Deus, não oamamosnãoacreditamosverdadeiramente Nele. O homem moderno prefere acreditar no dinheiro, no sucesso, na formação profissional,nos seus imóveis, de que olhar para Deus e para os seus ensinamentos. Na verdade procura-se apoios materialistas neste mundo e um dia tudo se há-de deixar. A fronteira do além não os quer. Poderemos ter acumulado muitas riquezas , mas no além desta vida não contam nada. Pelo contrário, elas fizeram perda de tempo, não se deu conta dos anos passarem, com elas a ganância e o egoísmo conseguiram abrigo em nós. Amigo leitor (a) são muitas as pessoas idosas que assim o dizem e muitas outras que já morreram que à causa destes falsos Deus , não deram conta da vida passar. Encara esta maldição, não entres para ela, foge dela. Procura apoios e valores, que te façam bem aqui na Terra e para a tua eternidade. Estou convencido que este grande medo que se tem da morte, é à causa deste acumular de riquezas. Se andássemos a vida inteira apoiados em Deus, não teríamos medo da nossa certa partida deste mundo. Em vez de medo teríamos era a alegria. Deus criou o mundo a fim de que o usemos para sua maior glória, é sua vontade que as coisas estejam ao nosso dispor , mas nunca de as querer com ganância, ou acumulá-las só para nós. Acumular riquezas é ir contra a vontade de Deus. Viver com o necessário é uma forma inteligente, uma forma de saber viver e dar conta dos anos passarem, uma forma de uma pessoa de boa fé. Por mais que se pense que não, a maior riqueza é ter paz de espírito e um coração cheio de bondade e partilha. Só esta riqueza é que nos pode dar felicidade aqui na terra e um bom lugar no além desta vida...
Em suma: Jamais alguém, à causa deste acumular de bens materiais, deixe de viver o momento presente, alegre e contente ; Jamais esteja distante das pessoas que ama; Jamais brinque com os sentimentos dos outros; Jamais tenha temor da morte à causa de os ter que deixar; Se assim não for, é dar vida a ganância. Como se sabe a ganância corrompe a dignidade humana,  ela transforma a vida numa só meta a seguir. Nada mais! Com ela deixa-se de saborear cada amanhecer e colher a ternura do anoitecer.

























Aldeia da Pereira do Montemurro.

AMOR, AMAR.





Antes de me explicar a respeito deste tema, quero dizer,exclamar que o amor è a melhor riqueza que qualquer pessoa possa ter esta vida. Mas mais humano è dar esse amor a outras pessoas. Amar è dar-se, sem amor não hà vida. Eu acredito no amor, nele sinto confiança, estou certo que quando ele è verdadeiro, não acaba, dura para toda a vida. Este è o resultado da minha forma de ver e viver o amor, por outro lado sei que a felicidade dele , depende, como se trabalha com esse mesmo amor. Atravessàmos uma època de muitos amores, fala-se em amor, como se ele fizesse parte do consumismo exagerado, que està ao alcance de todos nòs. Afinal o amor fica-se sò pelo dizer? Ou vivencia-se no mais fundo do nosso ser? Para se ter resposta certa, basta notar quais os frutos que ele nos dà, nestes tempos correntes. Mesmo que não queiramos saber, igonorar ou aceitar, são muitas as pessoas com vidas destruidas à causa de amores mal vividos. Para estas pessoas o seu amor era ao princìpio, muito falado, belo e maravilhoso. È triste, faz doer, por a quantidade de divòrcios, separações, pessoas com relações em conjunto em pèssimo estado. Muitas pessoas estão convencidas que viver o amor, partilhà-lo, sobre a agitação do dia a dia è complicado. Do meu ponto de vista, da minha experiênçia, como homem casado(duas vezes), posso afirmar que è fàcil. Estou certo que è sobre a rotina diària que ele cresce, se põe a prova. Mas igualmente estou de acordo, que não basta dizer amor, amo-te, è preciso demonstrà-lo. Essa demonstração passa atravès de gestos diàrios, no dialogar, na comunicação, no partilhar sonhos, alegrias e tristezas. Està completamente enganado quem pensar que amar, viver o amor, que não seja olharem juntos na mesma direcção. Viver o amor, partilhar esse amor, seja ele em namorados, amantes, ou entre marido e mulher, tem de ser trabalhado, dia apòs dia, sempre com carinho, harmonia, tolerância, compreensão, sem orgulho e com o perdão na frente das crises, nos maus entendidos. Jamais, que ninguèm se iluda que amar, uma pessoa basta dizer!!! Amo-te, não posso viver sem ti, ou ainda acreditar que ele se prova com valores materiais. Que ninguèm tenha dùvidas; a arte de saber viver, vai ao encontro de saber amar. Porque sò o amor sacraliza a vida. A vida como se sabe è uma caminhada, ao longo desta caminhada sucedem-se quedas, perde-se o ânimo, cai-se por baicho, nessas alturas precisamos de alguèm que nos de apoio, paz interior, bem estar e serinidade, que nos aqueça o coração, nos ajude a seguir em frente. Se esse alguèm for o nosso amor, serà muito mais aceite e maravilhoso. Para terminar quero acrescentar que o amor è maravilhoso! Não dà para explicar, mas sò amando de verdade è que ele se sente e abre infinitas possibilidades de realização, de crescimento pessoal. Pode ser dificil o relacionamento com o amor para muitas pessoas, mas sem ele a vida, torna-se pesada, as contrariedades não são vencidas no momento certo, levam mais tempo. Ele produz um encanto especial na personalidade da pessoa humana. Ele dà um novo sentido a vida.

Por assim ser, desejo a todos, homens e mulheres deste planeta que amam e sejam felizes com o amor

_____________________________________________________
PESSOAS CIUMENTAS.


O ciúme não è assunto que pertença ao passado, ele està bem presente nesta nossa actual sociedade. A provà-lo são os testemunhos de diversas pessoas que sofreram, ou sofrem por causa da sua influência. O ciúme manisfesta-se quando se percebe que hà possibilidade de se perder a pessoa amada, quando o nosso chefe de trabalho gosta mais de um colega, quando o nosso melhor amigo começa a ligar mais a outra pessoa, quando pai e mãe se didica ou admira mais a um dos nossos irmãos, etc, etc... Ele è exclusivamente um sintoma de medo, de se perder algo que se considera nosso, ele baseia-se na posse, no converter, de não deixar roubar por outros. O ciúme na realidade, deriva do medo, mas quase sempre as pessoas ciúmentas não são seguras de sí mesmas, dai esse seu medo.Elas não reconhecem que o serem ciùmentas deriva da sua própria insegurança, pelo contràrio, elas pensam , defendem a sua atitude não è ciúme. Elas afirmam que è por amor, gostar imenso, ou ainda por querer bem a essas mesmas pessoas. Actualmente a mentalidade humana està muito avançada em relação a outros tempos atràs, mas muitos de nòs, ainda està longe de saber que amar, gostar, querer bem aos outros, consiste em faze-los felizes, livres, deixar crescer, deixar ter a sua pròpria independência e autonomia. (Nunca tomar posse). O ciùme muitas vezes se supera com uma boa relação interpessoal mediante os factos que ele origina. Existem certamente ocasiões para se falar dele, mas tudo isso depende da força do amor, dos sentimentos existentes. Nunca acreditar que o ciúme seja favoràvel nas relações humanas. Ele por mais leve que seja, só faz mal, ele è a ruína das mais belas uniões que as pessoas possam ter. Por outro lado, uma pessoa ciúmenta não tem paz interior. Tem è antes amargura.




________________________________________________
Educar- Dever obrigatório.



A educação é uma obrigação perante qualquer pai e mãe, è uma tarefa que requer muita atenção, tornando-se por vezes dificil neste ambiente corrente, cheio de tentações e prazeres, na qual leva ao ponto de alguns pais se julgarem incapazes de lidar com este dever, de o entregar ao abandono. Os filhos necessitam de ser educados, o seu futuro depende disso, como tal os pais como responsàveis por eles, devem ter a consciência disso, fazerem tudo no sentido de eles crescerem verdadeiros homens e mulheres. Embora este dever tenha dificuldades, esforço nunca os pais se devem esquecer que só a eles cabe esta meta. Quando os filhos tem em si um bom clima educativo, estes depois em adultos, com o lidar da vida, perante o relacionamento dos outros, podem ser tentados com outros ensinamentos não próprios para eles. Mas se neles existir a raíz da verdadeira educação, os defende não se deixam iludir. Eles necessitam de bons conselhos, de palavras calorosas, de ânimo, afecto, confiança e diàlogo a todos os níveis. Um bom pai e mãe, mediante as situações dos filhos por mais negativas que sejam devem mostrar confiança ,optimismo, assim eles se valorizam, sentem que não estão sós, ganham forças e enfrentam as suas crises.

É na adolescência que eles tem mais crises , igualmente eles em tantas ocasiões sentem a fùria desta vida moderna de tentações e desilusões. Quando estas quedas passam por eles, os pais devem estar atentos, mostrar-lhe as suas possibilidades de progresso para que eles não restem parados mediante delas. Devem è superà-las pouco a pouco, não desanimar, aproveitando-se delas para aprender alevantarem-se, a criar em si próprios mais ânimo, fortaleza

, para combater o ritmo de suas vidas. Educar exige cada vez mais trabalho e aperfeiçoamento frente a este ambiente, aonde a tendência de substituir os verdadeiros valores humanos, por valores materiais, são uma realidade bem presente. A educação è a maior riqueza que os filhos podem herdar dos seus pais, por isso pai e mãe devem fazer os possíveis, para que este valor seja uma realidade. Sò assim no final desta tarefa, deste dever, nòs os pais e educadores, nos orgulhamos de ter como prèmio- Filhos educados , saber estar de pès firmes e bem assentes neste mundo.

Em resumo quero salientar como pai, que educar sem vocação è o mesmo que tentar ler um livro fechado. Eles, os filhos aprendem muito vendo o nosso comportamento diàrio diante de tudo. Não esquecer que isso è a base de toda a formação do seu caràcter. Ter em conta que os seus ouvidos escutam melhor a quem eles admiram mais. Estou convencido pela minha esperiência de pai de três filhas, que dar mais atenção vale muito mais que muita preocupação. Que

ser pai e mãe poderà serà fàcil, mas ser bom pai e mãe, requer muito amor trabalho e dedicação. Jamais pensar que educar, não seja um dever obrigatório.

___________________________________________________________
SABER SER FELIZ.


È comum nos dias de hoje se ouvir dizer a certas pessoas, não sou feliz, não sei se sou, não sei o que è ser feliz. Certo è que a felicidade existe e todos nòs nascemos para sermos felizes. Apòs o nosso nascimento, com o decorrer dos anos , por diversas causas, muitos de nòs, deixamos que a infelicidade se apodere da nossa pessoa. Porquê? Se nascemos para viver felizes e não o somos? Aonde està o obstàculo? Em geral, estamos tão desligados de nòs mesmos, que nos mantemos surdos, mudos e cegos. Tantas vezes gastamos enormes qualtidades de energia a questionamo-nos a criticamo-nos a dizer a nòs proprios, como deveriamos ser. nnnnu

Passamos pela vida carregando as nossas queixas, os nossos problemas, as nossas dores, sem nos preocuparmo-nos com a nossa verdadeira necessidade de tentar alcansar a felicidade. Aquilo que às vezes nòs chamamos felicidade, não passa de uma triste compensação. Acreditar que ser feliz è ter uma boa conta bancària, um valente automovèl, uma boa profissão, roupas das melhores marcas, uma bela casa, a felicidade em si è outra. Pensar assim è como confundir uma lãmpada de luz amarela com o sol. O ser feliz, consiste em aceitar-se, viver em harmonia com o proprio sistema de valores e proporcionar a si mesmo o que è preciso para crescer e desenvolver-se. A educação que se recebe na infância, è um factor importante para a nossa longa caminhada que è a vida. Igualmente no ser feliz, tem um fundamento elevado, quando o ambiente familiar è cheio de amor ,harmonia e respeito . Estou certo que uma boa educação passa por ensinar valores, sentimentos e virtudes que depois pela vida fora, nos indicam a direcção, para se alcansar a dita felicidade. Na verdade quando estamos em estado de felicidade, tudo a nossa volta è interessante, o que se realiza è sempre com gosto pròprio e prazer. Ao contràrio quando estamos cercados de infelicidade tudo è complicado, nada tem significado. Jà que viemos ao mundo para sermos felizes , devemos fazer tudo para que assim seja. Tantas vezes basta mudar a nossa forma de viver, de pensar, de agir, para que a felicidade entre na nossa vida. Mas a maioria das pessoas quer mudar, sem que a sua forma de viver sofra alterações. Como se isso fosse possivèl. È pena porque essas mesmas pessoas esquecem que merecem ser felizes e que a felicidade tem um valor importante nas suas vidas. Pessoalmente penso que muitos de nòs perdemos estados de felicidade, porque não damos amor suficiente, não usamos forças contra o igoismo, não aceitamos o sofrimento, como parte da vida humana. Acima de tudo penso que serà errado procurarmos a verdadeira felicidade fora de nòs, se não possuimos a sua fonte dentro de nòs.
_______________________________________________________

A minha Mãe


Quando digo ( A minha mãe ) è com profunda admiração, carinho e muito amor, em relação a ela. Todas as mães deste mundo me merecem uma especial atenção, jà que podemos ter muitas riquezas e dons, mas a riqueza de ter uma mãe, só se tem uma vez nesta vida. Por mais que uma mãe seja julgada como ( mà mãe ), eu não acredito que ela não ame os seus filhos e não sofra por eles. Mãe è porto seguro e acolhedor pela vida fora, me desculpem mas não gosto de ouvir falar mal das mães deste mundo, quem pratica esta atitude, deve refletir o seu comportamento mediante dela. Afinal mãe foi esta que nos transportou nove mesês dentro dela , por ela chegue-mos a este mundo, sem ela não estariamos aqui. Estou de acordo que mãe deve ser estimada, louvada, agradecida e ajudada nas horas amargas e dificies durante a sua vida, e não, maltratada, ou criticada !!!

Na verdade quando falo na minha mãe, as recordações boas que tenho dela, me fazem sentir bem comigo pròprio e ao mesmo tempo orgulhoso. A minha mãe era aquela mulher serrana, sem saber ler e escrever, mas era esta que tinha capacidade e inteligência, para definir o melhor para os seus filhos. Ela tinha sempre tempo para nos ouvir, tinha dentro dela uma enorme mansidão, paciência e calma. Nos problemas mais complicados, ela encontrava as soluções mais simples. Ela que sempre ficou em segundo lugar para que nòs filhos ocupàssemos o primeiro lugar. Ela criava bom ambiente familiar, de forma que os seus filhos e netos gostavam de là estar. Para ela os luxos e a vaidade não lhe passavam pela mente. Ela foi esta que deixou voar e escolher aos seus filhos o rumo das suas vidas. Quando eles creceram, jamais se meteu nas vidas privadas deles, apenas estava sempre pronta, de coração aberto para receber o bem e o mal de nòs. Filhos. Foi esta a mãe que tive, aquilo que sou, esta minha forma de estar nesta vida, todas as virtudes, dons foram por ela conseguidos. Obrigado, mãe querida. Aonde quer que tu estejas, longe de mim, mas no meu coração tu vives e estàs presente!!!

A todas as mães deste mundo quero dar os meus parabèns, em especial a esta mulher.



(Maria Guiomar Marques Coelho )

Parabèns pelo vosso trabalho e dedicação.Que Deus vos dê energias e sabedoria para que as vossos filhos, um dia, mais tarde tambèm possam afirmar o mesmo que eu testemunhei aqui nesta escrita!!! Parabèns por serem mulheres e mães…
___________________________________________________________

FOME NO MUNDO


Todos somos conhecedores de que existe fome no mundo, pessoas que não tem que comer. Perante esta clamidade que è pura e real è caso para perguntar. Que sociedade è esta aonde uns comem demais e outros morrem por falta de alimentação? Vitimas da fome!!!

Se pensar-mos que grande parte da humanidade vive esta clamidade, e em países ricos se acumulam grandes reservas de alimentos e os seus habitantes comem em abundãncia, ao ponto de meter a propria saứde em risco, ficamos a saber que algo de horrivel se està a passar. Todas as pessoas sujeitas a esta clamidade, são pessoas marcadas de rosto triste e vivem desesperadas, elas sabem no fundo que estão a ser conduzidas a um caminho penoso e nada podem fazer para isso não acontecer. Ultimamente duplicaram-se as ajudas para irem ao encontro destas pessoas, mas não são suficientes. Fala-se muito neste problema, mas certo è que ele cada vez mais atinge proporções. Na minha forma de ver, existe uma politica errada da parte de alguns governantes, desta feita o combate a este problema torna-se complicado. Os países ricos para ganhar muito produzem num sistema de produção, com custos elevados e assim só os países economicamente bem è que tem a possibilidade de adquirir alimentos dessa produção. Os países pobres, jà que economicamente estão mal, não conseguem tirar proveito algum desse sistema de produção, limitando-se apenas às ajudas desses mesmos países que não passam senão de uma gota de àgua, para um imenso oceano de fome, junto dos seus habitantes. As pessoas que habitam em países ricos e desenvolvidos e que gozam de um bom viver, aonde o problema da fome està distante dos seus lares, como conhecedores desta situação, dramatica e real como è, deviam dar mais ajudas. Todos nós somos cientes desses meios para ajudar, eles estão ao nosso alcanse, mas passa-se è que não queremos saber. Vivemos cheios de tudo, no meio de uma enorme abundãncia, que tantas vezes passa-se a barreira daquilo que è util e necessàrio para se viver. Do meio ponto de vista pessoal ter fome è muito complicado, estou certo que os poderosos, os que mandam, os que fazem as leis podem fazer muito para esta clanidade. Devem-se concentrar numa politica de agricultura para fim de alimentar unicamente as pessoas de todo o mundo e não numa agricultura com fins de ganhar exclusivamente dinheir, em que não sejam só beneficiàrios aqueles que por si jà tem as suas mesas fartas. É esta a sociedade corrente, onde o igoismo a vaidade e o prazer tomam conta de nós, mas como conteứdo final vivemos num sistema tão pobre que è não haver a divisão do que existe de mais sagrado nesta vida. O PÃO!!!.

Nunca te esqueças amigo (a).

Centenas de milhões de pobres e famintos em todo o mundo apelam à solidariedade de todos aqueles que se afogam no consumismo e no desperdício. O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.

http://video.aol.com/video-detail/fome-e-pobreza-no-mundo/4214040939

( Não passes sem ver este video )

______________________________________________

PROBLEMAS CONJUGAIS...


Na minha forma de ver não existem casais que não tenham problemas. Existem è casais diferentes uns dos outros, na forma de os enfrentar. Na minha opinião viver em casal significa enfrentar e assumir responsabilidades. Tudo isto requer muita atenção e mudanças em ambas as partes. Uma coisa è certa, a serinidade de um casamento não se consegue sem trabalho, mesmo com a força do amor os problemas aparecem e com eles vêem os maus entendidos. Nessas alturas è preciso identificà-los, aceità-los e com bom senso trabalhar para resolvê-los. Nunca deixa-los de parte, com o passar do tempo, terão sempre uma solução mais dificil. Niguèm se deve iludir que quando os problemas se apresentam , seja eles originados de fora, ou de dentro do casamento, que não há saida. O mal dos casais è prestarem atenção as coisas que não vão bem, julgarem o parceiro, quando ele, ou ela se apresenta outra pessoa, daquela que no namoro, ou no principio o era. Pois na verdade è errado julgar seja o que for, quando mais o nosso parceiro. As mudanças no ser humano são normais e fazem parte da sua existência. Dentro das crises matrimoniais, um bom remèdio è olhar aos momentos felizes que os levou ao casamento. Da minha experiência de dois casamentos, leva-me acrescentar que o melhor para os problemas dos casais, è evitar usar palavras sem sentido, ofensivas, não querer ter sempre razão, nem dar sempre ordens, necessita-se ter paciência e inteligencia para esperar certos momentos, saber avaliar aonde estamos errando e por onde se pode começar a mudar. Jamais pensar que sò ele (a) è que è a causa dos conflitos. Nunca ficar no silêncio.( Comunicar sempre). Igualmente compreendo que a verdadeira felicidade de um casal è como ambos encaram as crises, os problemas. Eu defino que casamentos felizes, são aqueles que conseguem resolver os seus problemas. Casamentos inflizes são aqueles em que os problemas são esquecidos, ou não os querem resolver.

Pode por vezes ser dificil viver em casal, mas se houver respeito, abertura, lealdade, paciência e saber escutar è bonito e encantae e por mais que sejam os problemas são vencidos....
_______________________________________________

ACEITAR E ASSUMIR O PASSADO.




Depois de anos de vida, todos nòs temos acontecimentos que ficaram para tràs,pertencendo ao passado. O passado quer se queira, ou não, ele è nosso, faz parte jà do tempo da nossa vida. Ele pertence a cada um de nòs, cabe sò a nòs admiti-lo, seja ele mau ou bom. Nunca se deve renuncia-lo. Pelo contràrio, deve-se integrá-lo e orientá-lo para o resto da vida que se possa viver. Nunca se deve esquecer que é proprio do ser humano errar, de se perder, cair em certas alturas da sua vida. Mas ergue-se, começar de novo (ir em frente ) é um seu dever. Como todos sabemos os acontecimentos que foram bons, esses são recordados de forma positiva , nos fazem bem, mas aqueles que não foram bons, esses nos dão lembranças que mexem com a nossa consciência. Perante isso, costumamos dizer. Não vou pensar mais nisso, è passado, faz-me mal, foi assim porque tinha que ser. Mas na realidade tantas vezes não se consegue. Não nos devemos espantar, nem ter medo, nem nos julgar-mos, deve-se è fazer o possivèl com todas as nossas forças, aceita-los e analiza-los, jà que se eles estão inscritos na nossa memòria, ainda estão mais profundos no nosso coração. Por vezes neles estão certos sentimentos de culpa, que fazem um dominio sobre nòs ao ponto de se perder o proprio controle de nòs mesmos. Mesmo que não consiga de modo rápido e desejado, dà-lhe consentimento, lutar sempre è o melhor caminho para os vencer. Ter em conta!. ``Tal e qual como pedras que caiem sobre uma estrada, elas incomodam, podem provocar mesmo acidentes, mas se foram retiradas e juntas, podem servir para os alicerces de uma casa.``Igualmente os acontecimentos que estão no nosso passado, mesmo os mais dolorosos, se foram aceites e assumidos plenamente em nòs, serão uma riqueza para o nosso desenvolvimento, de termos um adormecer em paz e de acordar com energias vitais e ricas para um novo dia. Para terminar quero salientar, que por mais que seja o passado è sempre nosso, por assim ser quando ele nos faz mal e sozinho não o suportamos. Porque não, falar dele diante de alguèm. Ao nosso amor, familiares, a um amigo, ou ainda a pessoas que mereçem a nossa confiança, a psicanalistas.Tentar sempre adquirir forças para não trazer o passado para o presente. Mudar o nosso olhar para o futuro, pois serà de là que virão as nossas vitórias.
____________________________________________________

TRAIÇẴO


A função da traição è unicamente trair a confiança dos outros. Ela è um sintoma da incapacidade para amar profundamente outro semelhante a nòs mesmos. Igualmente è a prova de não se ter um bom conhecimento de nòs próprios. No campo do amor, na relação entre uma mulher e um homem ela è especialmente desastrosa. O seu mal è enorme, quase sempre è o final dessa mesma relação.

Qualquer pessoa, quando descobre que aquela pessoa a quem depositava toda a sua confiança a traiu, decerto que è uma das experiências efectivas mais dolorosas, è como sentir-se rejeitada Por mais que o traidor tente explicar a sua fraca atitude, faz sempre mal.De facto os motivos que levam as pessoas a tarir è a sua própria insegurança, o seu fraco conhecimento de si mesmas.Quase sempre estas pessoas relacionam-se mal dentro do amor e nas relações interpessoais, apenas encontram abrigo nos outros. Serem responsàveis e leais è uma atitude que mora longe delas. Seja no amor, ou em relações humanas, a traição esconde sempre algo sèrio e profundo, ( A PRAGA DA RUINA ). As traições podem ter muitas caudas para os seus autores, mas na verdade são sempre desonestas e não ajudam ninguèm a crecer, nem a superar os maus entendidos e as crises. Elas não são positivas para o relacionamento, nem para o traidor. Elas levam ao afastamento, elas criam um sentimento de culpa. Elas mexem com a consciência, rompendo a personalidade da pessoa em causa. Falando claro. Trair è um acto de cobradia, praticado por pessoas fracas...

Pessolmente mediante esta praga maldita, me pergunto: Como pode um ser humano trair alguèm que lhe quer bem? Alguèm que està ao seu lado? Alguèm com quem se vive? A nossa esposa, mãe dos nossos filhos, nossos familiares, colegas de trabalho, amigos, ou vizinhos ! Igualmente não encontro respostas para estas perguntas. Quem traí uma vez, traí duas ou três? Para que continuar uma relação onde não hà confiança? È possivèl perdoar uma traição? Apenas estou certo que precisamos de superar a dor, ir em frente e procurar cobrar o que è de direito para nós. Para terminar quero mais uma vez repetir. Quando depositas em alguèm os teus segredos, os teus sonhos, os teus desejos, a quem tu entregas o teu mundo. Esse alguèm te deu em troca traição. Serà que te merece?

__________________________________________________

Filhos livres e felizes


Filhos livres e felizes è o que nόs pais devemos e queremos dos nossos filhos. Eu defino a liberdade entre as pessoas como um forte pilar para a felecidade humana. Sem ela nada se constroi. Com ela caminha-se e vive-se bem, rumo ao bem-estar pessoal e igualmente ao bem comum. Cada pessoa deve ser livre de escolher e aceitar.

Quando os filhos crescem, se tornam adultos ( Homenszinhos e mulherzinhas ) certos pais não notam que eles tem que seguir a sua vida, como eles a entendem.

Para muitos pais aceitar as escolhas, as formas de vida, daqueles que eles criaram com muito trabalho e carinho , torna-se muito complicado e doloroso. Na verdade, os filhos devem seguir a suas vida de modo que eles acharem melhor. Quando isso acontece è sinal que são adultos- Crescidos e não mais crianças. São sim; Adultos, esposos e pais dos nossos netos. É muito melhor compreende-los, ouvi-los, tentar ajudar perante as necessidades, mas nunca jamais comanda-los, ou interferir nas suas escolhas e decisões. A vida è deles. Lembrem-se pais deste Mundo, são muitos os filhos que estão com vidas estragadas, vidas aonde a felecidade não habita à causa da nossa interferencia ( Pais ). Devemos ser concientes que vale mais uma escolha deles, de que muitas nossas. Quando se erra, ou se esta mal, por escolha pessoal, depressa existe uma solução, mas quando se erra por influencia de alguèm, o caso torna-se dificil, retomar outro sentido não è tarefa fàcil. Como pai que sou de três filhas( Liliana, Rute e Silvia ) por sinal uma delas com 26 anos de idade, cabe-me afirmar que os filhos devem fazer as vidas mediante as suas escolhas. Escolhas essas, tais como: Na sua profissão, no namoro, no casamennto, na casa nos seus moveis, na educacao dos seus filhos. Em poucas palavras: Os filhos necessitam de ser livres, de realizarem os seus projectos por mérito proprio. Estou certo que só assim è que que a relação pais e filhos è bonita e acolhedora, sem guerras e sem sofrimento. Importante è ser filho livre e feliz com o seu proprio modo de estar nesta vida, de que viver ao modo de seus pais, prisioneiro e infeliz.O amor entre pais e filhos tem por si mesmo, o deixar ser feliz, nada tem haver com o comandar e dominar.A felicidade pessoal passa por viver como se gosta e não como vivem os outros. Cada pessoa tem o seu proprio modo de viver, de pensar e de escolher. Entre pais e filhos passa-se igual. Que ninguèm tenha duvidas desta realidade...
_______________________________________________

INVEJAR OS OUTROS.


Caros leitores (as), antes de me explicar sobre este tema, quero dizer que a inveja não ocupa lugar num corção puro e bondoso.Do meu ponto de vista pessoalmente, ser invejoso não è um vicio, nem muito menos uma virtude humana, è sim uma forma de demonstrar o quanto se è fraco e maldoso.Toda a pessoa que inveja, deseja sempre a ruína do seu rival, a lògica do invejado è unicamente desprezar o outro.Ele inveja sempre pessoas que lhe estão proximas, como colegas de trabalho, amigos, vizinhos e familiares.Desde de sempre se tem ouvido falar no mal da inveja ou ponto de existir meios estranhos para a sua cura.( Verdade, ou não?). Verdade serà dizer, que existem pessoas que sofrem mais com o bem dos outros, de que com algum mal seu, os seus olhos estão sempre voltados para os outros, à espera que o bem dos outros se transforme em mal. Porquê invejar o pròximo? Porquê sentir inveja, daquilo que pertence aos outros? Se os outros tem isto, ou aquilo, foi com muito trabalho e dedicação. O êxito, seja de que for, exige sempre esforço pessoal. A inveja produz derrota e leva a decepção. Em vez de se invejar, deve-se provar que tudoo que ele(outros)possuem nòs tambèm somos capazes de conquistar. Tentar sempre, mesmo que não se consiga, nunca invejar. A inveja atrasa a vida, quem inveja deixa de conseguir, deixa de lutar, em vez de ser invejoso, procuremos usar a inteligência e o raciocinio. Nunca, jamais ficar dependente das outras pessoas, só cada um pròprio pode decidir a sua vida e resolver os seus problemas. O equilibrio pessoal de qualquer ser humano passa em descobrir a sua propria auto-suficiência e não invejar os êxitos e as capacidades dos outros. Ter em conta que quem faz da vida uma luta para superar os outros, mais cedo, ou mais tarde, não pode evitar o sofrimento que procurou. Para terminar quero salientar que se alguèm sentir inveja, não o faza, jà que o mundo è muito grande e nele existe imenso espaço e oportunidades, para muitas pessoas , trabalharem, se organizarem-se, da forma mais adquada as suas capacidades e necessidades.
_______________________________________________

FALAR NA VIDA ALHEIA. (BISBILHOTICE )




Avançam os tempos, està-se na era do modernismo, as pessoas gozam um bom lazer, a mentalidade humana igualmente avançou, mas por incrivel que pareça, há um hábito que continua em desenvolvimento que nem a técnica existente o consegue travar. Chama-se (Falar na vida alheia- Bisbilhotice- ). Ele està por toda a parte, encontra-se em todas as classes sociais e religiosas, por causa dele, imensas pessoas ganharam màs famas , nervos, casamentos desfeitos, postos de trabalho perdidos, lares de família em pèssimo estado, etc... Tudo isto por outras pessoas que não passam senão de simples destruidoras da dignidade humana, podres de espírito, autênticas crianças. Quando se aponta defeitos ou nos surge vontade de mexer com a vida dos outros, antes de tudo, deve-se olhar para nòs próprios, certo è que ninguèm è prefeito. Tantas vezes se mexe com a vida alheia e a nossa fica para tràs, atolada de problemas para resolver. Não è por as pessoas serem diferentes de nós fisicamente, maneiras de estar na vida ou de serem antipàticas, que seja motivo de se criticarem, cada um è como è. Nada mais. Deve-se è compreendê-las e tentar ajudar, assim è agir como verdadeiros seres humanos. Ao contràrio, falar mal, meter intrigas, apontar defeitos è ser horroroso. Està longe nestas pessoas o amor ao próximo, não são o exemplo da bondade e da caridade. Elas falam porque no fundo do seu íntimo, sabem que não são melhores do que os outros. Em muitos casos, são è inferiores, ao maldizer os outros è para elas uma maneira de se valorizarem, pelo menos na sua fraca forma de pensar e de agir. Na realidade quem è sinceramente consciente da sua vida e dos seus defeitos, não tem tempo para se ocupar da vida e da aparência dos demais. Andar na roda da bisbilhoteirisse è um puro acto de corbardia, jà que ele è feito pelas costas da vítimas , assim desta feita os actores livram-se da supeita e da responsabilidade de todas as consequências que ele causa. Esta vocação de falar na vida alheia è um defeito muito grande è mexer na intimidade, coisa que magoa muito e tudo isto por outras pessoas que tantas vezes nos estão ao canto e que nòs pensamos que nos querem bem. Com tudo isto cabe-me dizer que se deve corrigir certas atitudes e olharmos para o espelho, porque quase sempre os defeitos que vemos nos outros, podem ser nada mais que o reflexo daquilo que somos e que pessoa inteligente fala sobre idèias, pessoa comum fala de coisas e que pessoa mediocre e frustada fala das pessoas.
_____________________________________________
Coração bondoso


Somos todos pessoas humanas, mas nem todos temos um coração bondoso, um coração a florir de bondade, de caridade e fraternidade. Nesta vida o ser boa pessoa è uma virtude valiosa para o bem estar da propria humanidade. Igualmente è certo que desta virtude sò pode nascer o melhor para nossa eternidade. Afinal não estamos aqui no Mundo sò para comer , beber e para gozar, estamos igualmente aqui para seguir a obra de Deus, obra esta que assenta no amor ao pròximo( bondade, caridade e fraternidade ). Estou convencido que existem muitas pessoas boas neste Mundo. Ainda bem, è sinal de amor. Sou contra certas pessoas que afirmam que não podem ser boas, neste ambiente corrente, me desculpem, mas quem pensa assim, na verdade a bondade mora longe do seu coração. Realmente não è por acaso que se admira uma pessoa com coração bondoso, jà que essa mesma, sabem derramar bondade de uma forma espontânea e autêntica, ela conquista os corações dos outros, ela irradiam calor humano, ela faz o bem, sem estar à espera de o receberem. Mesmo que dê muito dela, jamais se esgota a sua bondade, ela cultiva sempre no seu dia a dia esta rica virtude. Em resumo:

Coração bondoso è amigo, atento e compreensivo, aberto aos outros.Coração bondoso procura dar o mais que pode, ele conhece a felicidade de dar.Ele caminha alegre e vive de braços abertos ao Mundo .

Que bom seria para a humanidade, se todos nos preocupasse-mos mais com o cultivo do coração, que se deixa-se para trás a aparência a beleza e o igoismo. Estou certo que assim as vinganças, os ódios, as invejas, os ciúmes, era atitudes que não tinham lugar nesta vida. Viver de coração aberto aos outros é dar vida, è trabalhar para um Mundo melhor. Não conquistamos a felicidade olhando sò para nòs mesmos, mas sim olhando e ajudando os outros.
___________________________________________

Divórcio

Todos ou quase todos partimos da ideia de que quando casamos nunca nos separamos. Todos estamos apaixonados e sabemos o que è o amor quando casamos. Então porque è que depois chegamos ao divórcio? Serà à causa do Mundo moderno, em que se vive? Aonde o luxo, vaidade e o igoismo tomam conta de nòs, nos comandam sem nòs darmos por isso? Certo è que hà uns anos atràs o divòrcio era assunto da grande cidade, mas agora passa-se por todo o lado. Ou seja: Cidades , Vilas e Aldeias. Então o que è que se passa? Serà que as pessoas sabem o que è o verdadeiro amor(AMAR)? Não è verdade que todos conseguem amar. A verdade è que grande numero não sabem amar , não estão preparados para o casamento. A provà-lo està o numero incrivèl de divòrcios. É triste e preocupante ver pessoas separadas a viverem sós, filhos sem afecto de pai ou de mãe, famílias destruidas por causa do divórcio.Certo é que o casamento è um passo importante è como se diz por todo o lado, è uma carta fechada, um mistèrio. Antes do casamento deveremos fazer uma anàlise sobre a nossa pessoa, porque para amar è preciso antes de tudo amarmo-nos a nós mesmos, gostarmos do nosso ( EU ) sermos responsàveis dos nossos actos, termos adquirido o auto-conhecimento em nós ,saber o que queremos. Quando se vive em matrimónio, o respeito è um dado muito importante. Respeito não significa sujeição ao outro, temor ou distãncia do outro. Respeito significa olhar um para o outro, observà-lo pelo que è, respeità-lo pela sua maneira de ser, não dominà-lo e nunca se servir dele, nem nas ocasiões em que existe a posssibilidade de o fazer. No casal sinto-me com ela ou ele, tal e qual como è, não como deveria ser, para estar comigo, ou para me fazer feliz. Igualmente numa boa relação a dois a comunicação ocupa e assume um ponto muito importante. A comunicação serve para modificar conteứdos, conceitos e raciocínios, mas igualmente serve para partilhar momentos de sentimentos, desejos e atitudes. A ruína de muitos casamentos è sem duvida a traição. Fidelidade nos tempos que correm mais parece um sacrificio de que um acto de amor . Mas de facto quando se vive em casal, està-se na maioria dos casos dispostos a suportar sacrificios economicos e sociais. Porque não o da fidelidade? Podemos estar cientes de que uma relação de verdadeiro amor aonde existir respeito, diàlogo e fidelidade, não hà divórcio. Porque as crises, as difilculdades que aparecem serão aceites e passadas de acordo de ambas as partes. Seja como for do meu ponto de vista pessoal, serà melhor não casar do que fazer um casamento errado. Um casamento a onde o chamado amor verdadeiro não existe. Porque acima de tudo o amor deve estar presente, nunca deve ser trocado pela paixão, poder, ou por um refugio de problemas sentimentais ou economicos. Desta forma haveria menor numero de divórcios que afecta toda a sociedade em que se vive. Principalmente os inocentes, os chamados frutos da relação a dois. Os FILHOS...

Pode haver muitas receitas e manuais para muita coisa, mas para o casamento só à uma. Amar, amar, perdoar e aceitar as diferenças e o vicios do outro. Nada mais!!!

Apesar de ser contra o divorcio, apenas tento compreender quando existe violencia. Quero deixar umas dicas para todos estes que pensam que o divórcio seja o melhor caminho a seguir.

Fiquem o mais calmos possivéis; Procurem apoio de amigos verdadeiros; Ivitem a atitude de vingança; Procurem ajuda psicologica e juridica; Nunca jamais coloquem os filhos no meio da briga, jamais os filhos sejam instrumento de chantagem; Se a separação estiver a ser turbulenta, evitem entrar em contacto com o ele ou ela , sem a presença de outras pessoas.















____________________________________________
A sabedoria dos avós



Quem tem o privilègio de conviver ou ter convivido com os avós, decerto que tem algo a dizer, quase sempre do lado positivo. São eles que tem para os netos um diàlogo fàcil, uma escuta atenciosa.São ricos de compreensão, de tempo, cheios de experiências, com um dom elevado de sabedoria. Certo è ! Todos estes valores foram adquiridos, atravès de difilculdades, tempo de vida que passaram por eles. Por assim ser, tudo o que eles nos transtitem è com elevada experiência própria. Os netos encontram neles um enorme calor humano. Por incrivèl que seja, nós os pais, com o lida da vida, preocupados, tantas vezes nos passa ao lado, a necessidade, que os filhos, em tantas ocasiões necessitam ser compreendidos e escutados, estes mesmos, quando os avòs estão a seu canto, encontram quase sempre essa necessidade neles. Infelizmente com o desenvolvimento do mundo, a sociedade em si mesma, cada vez mais os avòs são afastados dos segundos filhos

( netos),ficando um grande vazio entre esta rica relação-netos e avòs. Na verdade, quando os filhos tem os seus problemas, certos maus entendidos com os pròprios pais, os avòs ao notarem, aconselham esses mesmos a aceitar a compreender os pais, fazendo-lhe ver, que tudo o que eles dizem e fazem è por lhes quererem muito bem.Na totalidade quase todos os netos gostam e admiram os seus avós, eles sabem que deles sò recebem o bom, nada que seja de mal. São eles que estão na vida com o tempo todo para viver sem grandes projectos e ambições, sò com uma valiosa condição, viver o momento presente que a vida nos dà, daí toda a sua paciência, compreensão e ajuda que os netos apreciam e necissitam. Por esta razão ser tão positiva, os pais como verdadeiros titulares dos filhos, a quem lhe cabe a inteira responsabilidade da sua educação, deviam no maior do possivèl, não deixar que o afastamento dos avòs se realize, não se iludirem pelo mundo moderno, em que os valores humanos estão cada vez mais em descida crescente, pondo a familia em risco de ruína. Não devemos esquecer que è na familia verdadeira que nasce o melhor que o ser humano pode ter- Amor pròprio, amar. Por outro lado os avòs foram os fundadores da familia, como autores principais, são eles que sabem lidar e resolver quase sempre as supresas negativas que se apresentam. São eles os chamados velhos, antiquados, cautelosos a palavra chave de uma vida, com sabedoria de um bom viver.Acreditar e dando-lhe valor è a maior recompensa que eles podem receber de todos os frutos da àrvore, que eles com tanto trabalho, amor e carinho contruiram. A SUA FAMILIA - A TUA FAMILIA.

sábado, 4 de setembro de 2010

PASSAR PARA O OUTRO LADO.




Amigo leitor(a) este titulo que dou a este meu artigo, è por si mesmo o desenrolar da vida humana. A minha vida, a tua vida, a vida de toda a gente aqui no Mundo, jà que a vida è uma mera e curta passagem. Desde de jà te quero dizer que todos nòs, temos que passar para o outro lado ( Eternidade). Mas alèm desta certa passagem, existem outras que aparecem, mais cedo , ou mais tarde durante o desenrolar da nossa viagem aqui na Terra. Este passar para o outro lado, exige muita força e coragem pessoal, por vezes ajuda mútua. Tem em conta que quem te afirma isto, jà teve que passar para o outro lado. Eu pròprio...

Quer sejas adolescente, jovem, adulto, ou idoso, mesmo que ignores, ou não queiras reconhecer, acredita em mim, deves estar atento e preparado para passares para o outro lado. Ou seja: Quando estàs mergulhado na tristeza, no desespero, sem motivação para levantar a tua auto-estima; quando enfrentares um luto de um familiar, conhecido , ou amigo; quando a tua vida se apresentar escura, sem horizontes; quando o amor te fizer sofrer; quando a doença se declarar em ti; quando as tuas origens, as tuas raízes te incomodarem; quando no teu lar, no teu canto não houver paz, harmonia e amor; quando a velhice te bater a porta; quando chegar o momento da tua morte; quando a mudança te incomodar. Por ultimo; quando a duvida crescer em ti em relação ao poder de Deus. Tem força, coragem, faz tudo para passar para o outro lado. Se o conseguires è sinal de crescimento, de vida, sinal de humanização. Se o conseguires juntas-te a mim e a tantos outros. Este lado de que falo è onde o sofrimento tem sentido e forma de vida verdadeira, aonde se encara a vida como um dom de Deus, aonde o viver passa por viver o momento presente, aonde a brincadeira tem o seu pròprio tempo, aonde se caminha com os pès bem assentes na terra, aonde o rosto sorri de coração aberto e livre. È neste lado que a vida se apresenta simples e fácil. È neste lado que se aprende a colher e a aceitar tudo o que a vida nos dà. Ao passar para este lado è compreender a vida è adorar o Mundo e agradecer a Deus por nos ter criado. Nada mais te tenho a dizer, acerca deste passar para o outro lado, apenas que não vale a pena ficar parado. Parar è morrer aos poucos. Passar è viver. Tudo o que nos acontece tem uma razão de ser. Mal ou bem, não està nas coisas que nos acontecem, mas sim naquilo que fazemos depois com elas mesmas. Acredita sempre num novo horizonte, quando a tua vida se tornar escura e sem motivação. Acreditar è um modo de passar para este lado de que te falo...

I feel like you x-perience


Não me canso de dizer que a vida é feita de momentos...




Tenho andado ausente e tenho imensa pena, O ritmo tem sido alucinante, demasiado trabalho e preocupações a nivèl familiar e para não esquecer as mimhas dores reumàticas, enfim. No entanto com isto tudo, faço por guardar comigo e levar para onde for, as imagens e os detalhes dos momentos felizes, das situações difíceis que superei, das vezes em que dei a volta por cima, das lágrimas que chorei mas que consegui secar, da mão que estendi para alguém, do abraço que dei, que recebi e senti paz e alento, da alegria de ter amigos, da esperança que me socorreu várias vezes, do beijo bem dado e daquele bem recebido, do amor correspondido, daquela pessoa que me é muito especial, daquele trabalho que foi especial e me deu alento, enfim todos os sentimentos que me ajudaram a ser forte e me impulsionam para a próxima batalha. . Como gratidão para todos ofereço ,convido a ouvir esta linda voz. Fiquem bem, na graça de deus.

DOMINAR OS OUTROS

Existem certas pessoas que tem tendencia para o dominio, julgam-se poderosas, dominam os outros. No mundo actual è uma das tentaçoes frequentes e desastrosas. Nem so este mal està nas relaçoes do amore nas imterpessoais, como igualmente està nas pessoas a quem lhe cabe , deveres de orientar p Mundo( Governantes). À partida, quem domina nao ama , nem manda bem, difilcuta os caminhos do entendimento, da paz, do amor. As pessoas com esta tentaçao, muito se engamam, no fundo a sua atitude, faz delas infelizes, acabando por fazer os outros igualmente infelizes.Todas as pessoas que foram ou sejam vitimas deste mal, sabem o quanto ele è insuportàvel. Na verdade todos nascemos para ser livres, donos da nossa vida, donos de gerir a vida como se pode e se quer. Sejamos Pais, filhos, empregados, chefes, esposos, ninguèm tem o direito de dominar. Somos todos Humanos, como tal, temos sentimentos, ideais que devem ser respeitados. Quando se domina, è sufocar a liberdade, a personalidade dos outro. Talvez a principio quando se domina nos sentimos felizes, pensa-se que se està a consquistar amor, poderou riqueza, mas depois com o tempo, està atitude nos dà um vazio prefundo, jà que è uma atitude que foge da felicidade è superficial, nao original.Hoje felismente os tempo sao de mudanças constantes, por assim ser certas pessoas devem reconhecer que aqueles modos de viver, comandar, de amar que autrora eram, jà nao funcionam mais, aliàs,para o bem de todos. Mas o processo desta mudança para muitos è lenta, por vezes nada fàcil. Por isso è que ainda este mal està no Mundo atingindo pessoas inocentes, sem culpa alguma... Pessoas que apenas querem viver e ajudar a construir um Mundo melhor.


______________________________________________________________________________
Màscara do nosso( EU )




Dentro de nós existe uma mania de grandeza, que desperta quando alguèm nos pede informações da nossa forma de ser, de estar neste Mundo. Em tantas ocasiões não conseguimos resistir ao desejo de acrescentar algo mais à nossa pessoa. Se somos operàrios dizemos que somos chefes, se não somos solidàrios, amigos de fazer o bem, dizemos que somos, se não somos felizes, se não amanos, prontos afirmanos que sim. Porquê? Pelo prazer de mentir? Ou serà que não nos medimos pelo que na verdade somos, mas pelo que queriamos ser. Não podendo ser, o que està longe de nòs, aumenta-se algo ao que se è realmente. Na verdade com esta mania escondemos aquilo que realmente somos, muitas vezes atè para nòs mesmos, em vez de semos nòs, aparentamos um falso EU. Passa-se por cima da autenticidade, da verdade, buscamos refugio nos nossos papeis, nas nossas màscaras. Hà que mudar, ser mais autêntico, mais humano, a grandeza da pessoa humana reside na humanidade do seu ser, no afastar as màscaras e falsidades que a sociedade actual alimenta como triunfo. Devemos aprender a ser sèrios, utilizando as nossas potencialidades, conscientes da nossa forma de ser , aceitarmo-nos e amarmo-nos, como somos, para que deste modo, quando alguèm nos perguntar a nossa identidade pessoal, estejamos prontos afirmar a verdade, nada mais. Longe de màscaras. Caro leitor(a) evita usar màscaras pela vida fora, elas desviam o sentido da verdadeira vida. Elas fazem um

( EU )doente, igoísta. Ao contràrio, teres um( EU )saudavèl, è ser conciente do teu viver è nunca te sentir inferiorizado ou diminuído e com pena de ti mesmo, è enfrentar com dignidade, as tuas dores, difilculdades, angustias e pensamentos negativos. Para acabar resta-me dizer do meu ponto vista pessoal, que todos nós seres humanos, temos o desejo natural de nos tornarmos reconhecidos por nossos talentos e valores espirituais. Por outro lado, às vezes também lutamos contra o sentimento de medo de sermos rejeitados em nosso convívio. Mas como seres racionais que somos, temos por dever saber que viver com mascàras, nada tem haver com a felecidade humana.






___________________________________________________________________________

VENCER A TRISTEZA
Hà no mundo de hoje uma praga em avanço crescente que è a tristeza humana.Cada vez mais hà pessoas desanimadas, desiludidas, em que o seus rostos não passa se não , de uma verdadeira imagem da tristeza. Porque ? Serà que a tristeza està ocupar o posto, que a alegria tem por obrigação de estar?Todas as vitimas desta enfermidade devem saber que ela retarda tudo que è de grande valor para o corpo , lhe antecipa a morte. Perante o olhar da sociedade, ela espanta, ela faz com que se cerrem os làbios, que não exista nos rostos a alegria, os sorrisos. Para que ela não afecte, deve-se em primeiro de tudo, levar a vida com poucas exigências, simples, saber aproveitar as 24 horas de cada dia, de uma forma que nos encha de boas recordações, de pensamentos optimistas. Para se ser alegre, não precisamos de grandes riquezas, basta apenas seguir o nosso caminho da vida, com atitudes , hàbitos positivos, alegres, procurar sempre o aspecto bom e agradàvel das coisas que nos rodeiam, assim è encontrar a fonte verdadeira para se ser alegre. Quando se vive com atitudes fracas, comportamentos artificiais, em vez de se conquistar o rosto sorridente, conquista-se, vicios, igoismo, ganancia, que nos dão como resultado uma imagem, que è a plena e pura face da tristeza. È das atitudes negativas que se forma os fracassos, as decepções, as malditas ideias parasitas, que nos levam ao mergulhar rumo à triste destruidora ameaça da humanidade ( tristeza ). Com esta vida que mais parece descontrolada de que controlada, nem sempre è fàcil travar as causas que nos levam à maldita tristeza, mas para que ela não nos domine na sua plenitude, devemos analisar, corrigir, vencer as ideias da mente que nos fazem mal, jà que são essas as causadores desta enfermidade. Ter em conta que ser alegre è uma virtude franca, de um coração nobre e puro, cheio de alegria, pronto a cumprir melhor os deveres desta vida, a sorrir a ser conciente e não a reclamar , a gemer, como è pròprio das pessoas tristes.